Google Analytics: Discrepância entre cliques e sessões

Google Analytics: Discrepância de Cliques e Sessões?

Google Analytics: Discrepância entre cliques e sessões

Depois de vincular o Google Ads e o Analytics surgiu a mensagem: Discrepância entre cliques e sessões. O que significa? Como resolver?


Google Ads + Google Analytics

Toda campanha de marketing abrangente precisa contar com as estratégias de aquisição de novos prospects, engajamento ou re-engajamento, conversão e, como base para toda a ação, bem como base para futuras ações, um bom plano de monitoramento.

Nenhuma combinação de tráfego pago e monitoramento é tão produtiva quanto a integração entre o Google Ads (AdWords) e o Google Analytics.

No curso de Google Analytics eu até mostro com fazer a importação de dados, por exemplo, do Facebook Ads, para que os relatórios do Analytics possam ter dados de custo, cliques, impressões e outras métricas derivadas dos anúncios no Facebook.

É excelente, mas ainda não é uma integração nativa e cheia de recursos, como AdWords e Analytics. Naturalmente, já que são 2 produtos do próprio Google perfeitamente associados.

Qualidade para as Métricas

Em tempos em que o marketing por métricas se torna cada vez mais necessário e predominante, é fundamental ter métricas de qualidade, ter segurança de que os dados coletados para análise sejam confiáveis.

Boas métricas e análises servem de base para projetar novas campanhas com maior previsibilidade de resultados, tanto quanto permitem identificar falhas e aplicar melhorias nas ações ainda correntes.

Quando se trata do AdWords isso é crucial, já que ele é uma ferramenta com um grande volume de parâmetros e configurações, que podem impactar de forma significativa os resultados da ação.

Somando a isso a possibilidade do vínculo dos dados do Google Ads diretamente ao Analytics, faz-se importante também que o Analytics esteja bem configurado para monitorar o site corretamente e evitar falhas.

Diferença entre Cliques e Sessões

As sessões no Analytics e os cliques no AdWords são tipicamente diferentes. É muito raro um cenário em que a contagem de ambas métricas sejam precisamente iguais.

Colocando de forma simples, acidentes acontecem. Por vezes as pessoas podem clicar mais de uma vez no mesmo anúncio porque a Internet ficou um pouco lenta, porque o site demorou para responder mais do que a paciência estava disposta a esperar ou pequenos bugs esporádicos.

Também, a mecânica de contagem de cada um segue condições diferentes, como já expliquei em alguns conteúdos na Academia e no próprio curso de Analytics.

Até aí, essa existência de alguma diferença entre cliques e sessões é normal.

O que não é normal é acontecer a chamada discrepância entre cliques e sessões, quando a contagem de cliques é 3, 4 vezes maior do que sessões, ou até mais. Ou até mesmo, quando uma página tem registrados vários cliques e nenhuma sessão.

Claramente há algum problema acontecendo, que pode ser de códigos na página, até problemas e nuances do Google Ads.

Veja neste vídeo exclusivo para assinantes da Academia de Marketing Digital como avaliar um caso de discrepância de cliques e sessões, e como corrigir.

Clique, assine e assista!


Assista Agora ou Assine a Academia!

Ajude a quem quer aprender, compartilhe:

Leave A Response

* Denotes Required Field