Ao posicionar uma página em palavras-chave semelhantes, você consegue cobrir mais opções de busca de um usuário sem comprometer a sua experiência e expectativa com o que vai encontrar — afinal, seu site ainda será capaz de responder à pesquisa feita.

Sendo assim, essa é uma estratégia capaz de gerar mais tráfego e aumentar seus resultados. Continue a leitura para entender melhor o que são essas palavras-chave e como garantir o ranqueamento nos mecanismos de busca!

O que são palavras-chave semelhantes?

Palavras-chave semelhantes, também conhecidas como equivalentes, são aquelas que os mecanismos de busca, como o Google, reconhecem como termos que são usados para o mesmo tipo de pesquisa.

Os exemplos mais comuns são as siglas, como a própria palavra SEO. Para o Google, SEO e Search Engine Optimization são a mesma coisa — e, de acordo com o comportamento dos usuários, mais equivalências são adicionadas. Quando SEO se tornou mais popular no Brasil, expressões em português também ganharam status de palavras semelhantes, como otimização de sites para ferramentas de buscas.

Outro exemplo são as siglas dos estados:

  • SP — São Paulo;
  • BA — Bahia;
  • RJ — Rio de Janeiro, em diante.

Entendendo esse conceito, é possível identificar todas as palavras-chave que têm equivalência com aquela que você deseja trabalhar na página. Esse é o primeiro passo para ranquear em mais opções.

Como posicionar sua página em palavras-chave equivalentes

Após compreender o que são as palavras-chave semelhantes, é momento de encontrá-las para selecionar aquelas que podem ser utilizadas na sua página e garantir mais tráfego orgânico no seu site. Para isso, você pode:

  • consultar dicionários de sinônimos;
  • conferir as sugestões e resultados do Google ao pesquisar por um termo.

A primeira estratégia é bastante simples e direta. Já a segunda exige um pouco mais de trabalho, pois você precisa levantar quais são as palavras em destaque para identificar as equivalências. Por exemplo: se, ao procurar por SEO, aparecem resultados com “otimização de sites” em destaque em títulos, essas expressões são consideradas como sinônimos pelo Google.

Após fazer o levantamento das palavras-chave equivalentes, existem duas estratégias que devem ser adotadas:

  • criação de um conteúdo completo: é fundamental que todas as variações encontradas sejam usadas no conteúdo para garantir o posicionamento. Isso pode significar tanto a criação de algo do zero quanto a otimização de uma página já existente ou a junção de duas páginas separadas que tinham palavras-chave equivalentes como as principais — como uma para SEO e outra para otimização de sites;
  • utilização dos sinais tradicionais de SEO: além de explorar as expressões no corpo do texto, tente encaixá-las em heading tags, na description, no atributo ALT de imagens e outros campos tradicionais de SEO. Dessa forma, existem mais chances de conseguir posicionamento em um número maior de termos.

Com esse tipo de estratégia, mais usuários conhecerão seu site por meio da busca orgânica e você poderá ter mais resultados. Para mais conhecimentos de SEO, matricule-se no Mestre Academy Pro para acessar o curso completo, além de outros conteúdos sobre Tráfego Pago, Copywriting, Google Analytics e mais!

Ajude a levar para mais pessoas, compartilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published.