Existem muitas estratégias relacionadas a ações de SEO para aumentar as visitas orgânicas ao seu site. Continue a leitura desse artigo e descubra quatro operações simples, práticas e rápidas para aumentar o seu tráfego orgânico.

Você vai entender a importância de:

  • fazer linkagens internas;
  • corrigir erros;
  • otimizar as páginas de destaque;
  • produzir novos conteúdos.

1. Como fazer linkagens internas?

A estratégia de utilizar links internos é uma das mais simples de fazer para atrair mais tráfego orgânico. No entanto, é preciso linkar o conteúdo para páginas realmente relevantes a fim de proporcionar ao usuário uma experiência mais completa. Afinal, ele poderá se aprofundar no assunto e aprender mais sobre ele.

Por isso, vale a pena fazer essas linkagens com conteúdos que estejam na primeira página de resultados no Google, entre a nona e a décima primeira posição. O toque especial é evitar exageros, pois o Google pode reduzir a prioridade de indexação caso identifique o excesso de ligações não relevantes. 

Sendo assim, a ideia é fazer com que o visitante percorra, por vontade própria e por meio dos links propostos, um caminho entre os materiais existentes no seu site, como conteúdos de blog, páginas de serviços, landing pages de conversão e áreas de apoio e suporte.

2. Por que corrigir erros 404?

Dependendo do seu nível de habilidade, uma boa oportunidade para aumentar o tráfego orgânico do seu site é corrigir possíveis erros 404. Ferramentas como Google Search Console, Ahrefs e Semrush podem ajudar a encontrar essas falhas.

Ao identificar essas páginas com erros, é possível avaliar as correções necessárias e quais medidas devem ser tomadas para corrigi-los. Essa é uma forma de garantir a navegabilidade do seu site e proporcionar uma melhor experiência ao usuário. Dessa forma, ele terá mais chances de subir nos rankings.

Leia também: Ferramentas de Marketing Que Todo Analista Precisa Conhecer e Dominar

3. Qual é a importância de otimizar títulos e H1’s de páginas de destaque?

Você já parou para analisar os títulos e H1’s das suas páginas de destaque, daquelas com bom posicionamento ou das que estão próximas à primeira página de resultados do Google?

Reotimizar o conteúdo referente às palavras-chave de seu interesse é uma ação prática e rápida que torna a navegação no seu site ainda melhor. Também vale a pena rever materiais mais antigos, que mereçam uma atualização e, até mesmo, novas palavras-chave.

Leia também: SEO: Como conseguir mais visitas no site otimizando conteúdo?

4. Por que produzir novos conteúdos com temas fáceis de ranquear?

A última ideia é bastante prática, mas pode não ser tão rápida quanto as outras três. Ela, no entanto e sem dúvidas, traz muito retorno quando pensamos em tráfego orgânico: buscar novos conteúdos fáceis de ranquear.

Você pode estar se perguntando como isso é possível, então vou mostrar um passo a passo simplificado:

  • considere um conteúdo existente no seu site. Vamos utilizar um texto sobre Google Analytics 4, por exemplo;
  • caso o Google Search Console ou o Ahrefs indique que essa página está ranqueando para outras palavras relacionadas, como “diferenças entre o Google Analytics 4 e o Universal Analytics” e “recursos do Universal e do Google Analytics 4”, isso indica que o buscador está considerando que ela é relevante para introduzir um novo assunto, mesmo que ele não esteja sendo abordado no momento;
  • nesse sentido, criar um novo conteúdo sobre um dos temas relacionados é uma boa oportunidade para aumentar o tráfego orgânico, utilizando o texto original para, por meio de linkagem interna, levar o leitor a continuar a leitura sobre o assunto.

Essas medidas são efetivas seguindo o raciocínio de que, se uma página “pela metade” está ranqueando bem, as chances de um conteúdo “inteiro” ter um desempenho ainda melhor aumentam.

Para colocar essa dica em prática, utilize ferramentas como as citadas ou observe URL por URL. Analise o volume de busca e o volume de impressões para ver qual conteúdo pode levar mais tráfego orgânico para o seu site.

Além de dicas de SEO, o Mestre Academy reúne informações de áreas como Copywriting, Inbound Marketing, Ads e Google Analytics, bem como as Mentorias de Gestão e Vendas. Faça sua matrícula e encontre todas essas informações em um só lugar!

Ajude a levar para mais pessoas, compartilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published.