Google Ads + Google Analytics

Toda campanha de marketing abrangente precisa contar com as estratégias de aquisição de novos prospects, engajamento ou re-engajamento, conversão e, como base para toda a ação, bem como base para futuras ações, um bom plano de monitoramento.

Nenhuma combinação de tráfego pago e monitoramento é tão produtiva quanto a integração entre o Google Ads (AdWords) e o Google Analytics.

No curso de Google Analytics eu até mostro com fazer a importação de dados, por exemplo, do Facebook Ads, para que os relatórios do Analytics possam ter dados de custo, cliques, impressões e outras métricas derivadas dos anúncios no Facebook.

É excelente, mas ainda não é uma integração nativa e cheia de recursos, como Google Ads e Analytics. Naturalmente, já que são 2 produtos do próprio Google perfeitamente associados.

Qualidade para as Métricas

Em tempos em que o marketing por métricas se torna cada vez mais necessário e predominante, é fundamental ter métricas de qualidade, ter segurança de que os dados coletados para análise sejam confiáveis.

Boas métricas e análises servem de base para projetar novas campanhas com maior previsibilidade de resultados, tanto quanto permitem identificar falhas e aplicar melhorias nas ações ainda correntes.

Quando se trata do Google Ads isso é crucial, já que ele é uma ferramenta com um grande volume de parâmetros e configurações, que podem impactar de forma significativa os resultados da ação.

Somando a isso a possibilidade do vínculo dos dados do Google Ads diretamente ao Analytics, faz-se importante também que o Analytics esteja bem configurado para monitorar o site corretamente e evitar falhas.

Diferença entre Cliques e Sessões

As sessões no Analytics e os cliques no Google Ads são tipicamente diferentes. É muito raro um cenário em que a contagem de ambas métricas sejam precisamente iguais.

Colocando de forma simples, acidentes acontecem. Por vezes as pessoas podem clicar mais de uma vez no mesmo anúncio porque a Internet ficou um pouco lenta, porque o site demorou para responder mais do que a paciência estava disposta a esperar ou pequenos bugs esporádicos.

Também, a metodologia de contagem de cada um segue condições diferentes, como já expliquei em alguns conteúdos do Mestre Academy Pro e no próprio curso Analytics Mestre.

Até aí, essa existência de alguma diferença entre cliques e sessões é normal.

O que não é normal é acontecer a chamada discrepância entre cliques e sessões, quando a contagem de cliques é 3, 4 vezes maior do que sessões, ou até mais. Ou até mesmo, quando uma página tem registrados vários cliques e nenhuma sessão.

Claramente há algum problema acontecendo, que pode ser de códigos na página, até problemas e nuances do Google Ads.

O problema pode ser falta de código do Analytics na página em questão, pode haver algum problema do vínculo das contas de Ads e Analytics, pode ainda ser outro código javascript que interfere o funcionamento do código de uma das ferramentas do Google – ou ambas.

No Analytics, você pode ainda investigar um pouco mais, aplicando dimensões secundárias aos dados do Google Ads para tentar isolar o problema: Por exemplo, se acontece em apenas algum tipo de dispositivo, navegador ou sistema operacional.

Nestes casos, a percepção do problema pode ser ainda mais difícil, pois a falha seria para apenas uma parte das pessoas navegando no site, em condições específicas, que talvez você não consiga reproduzir.

De tudo, se estiver realmente difícil identificar a causa, para corrigir, o bom e velho recomeçar pode se pagar. Desfaça todas as configurações e recomece. Claro que para uma campanha ativa e fluindo no Google Ads, isso é mais crítico. Mas é igualmente crítico ficar sem qualidade de dados no Analytics para otimizar os resultados, então, vai valer a pena recomeçar.

Ajude a levar para mais pessoas, compartilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published.