AMP + Analytics: Como configurar corretamente

AMP + Analytics: Se você não corrigiu, as métricas estão erradas

AMP + Analytics: Como configurar corretamente

AMP + Analytics: As métricas do seu site podem estar erradas se você começou a usar o AMP, mas não configurou o Analytics.


AMP HTML e Google Analytics

AMP HTML

O AMP HTML surgiu com uma excelente proposta de tornar o acesso a um conteúdo mais rápido e simples para visualizar. Isso foi alcançado com uma combinação de 2 fatores:

  1. Uma formatação HTML simplificada que, naturalmente, ficou mais leve e rápida para carregar e renderizar;
  2. O uso de CDNs para distribuir esse conteúdo contando com redes do Google entre outras.

Com essa combinação, a visualização de conteúdo utilizando o AMP HTML fica praticamente instantânea. Esse é exatamente o “argumento de venda” para convencer mais e mais pessoas a usarem o AMP HTML também.

AMP x Analytics

SEO: Resultados com AMP HTML

Do lado das métricas, boa parte das implementações do AMP resultam mesmo em melhores resultados, percebidos principalmente através da performance nos resultados de busca do Google.

Na imagem acima, referente ao meu site frankmarcel.com, é bem fácil notar que as visitas no site praticamente dobraram com a entrada das páginas AMP.

Válido citar que o tráfego é referente a entradas a partir da busca orgânica do Google considerando dispositivos móveis, o contexto no qual faz sentido avaliar o resultado de implantação do AMP.

A CDN “Terceirizada”

Tudo isso é muito atrativo, mas o segundo ponto de força do AMP, o uso de CDN do Google e parceiros, faz com que o conteúdo do seu site seja oferecido em um domínio diferente do seu.

Neste caso acima, do meu site, as páginas AMP não são carregas diretamente no www.frankmarcel.com, mas sim em www-frankmarcel-com.cdn.amproject.com.

Sem uma configuração específica, para o Google Analytics isso é uma grande bagunça.

Quando uma pessoa navega dessa CDN para outra página do meu site, que será carregada no meu próprio domínio, o Google Analytics olha para esse cenário e entende que o meu site recebeu uma visita do referral www-frankmarcel-com.cdn.ampproject.com, um outro site qualquer.

Automaticamente, isso vira uma nova visita, perde-se a origem anterior (google / organic) e se todas métricas de uso e conversão no site ficam alteradas de forma indesejada, com resultado mais grave sendo a conversão perdendo a atribuição correta, google / organic.

AMP + Google Analytics

Para evitar todo esse problema, é importante configurar o Google Analytics e as páginas AMP de forma adequada, para que a visita seja normalizada durante a navegação dos usuários.

Tudo isso está explorado e explicado em passo-a-passo neste vídeo exclusivo para Assinantes da Academia de Marketing Digital. Clique e assista, ou assine já a Academia.


Assista Agora ou Assine a Academia!

Ajude a quem quer aprender, compartilhe:

Leave A Response

* Denotes Required Field