Análise de dispositivos móveis no Google Analytics

Google Analytics: Análise de Tráfego por Dispositivos Móveis

Provavelmente o impacto de acessos via dispositivos móveis no seu site é diferente do que você imagina. Aprenda como analisar e otimizar os resultados.

Ainda não é Assinante?

Já sou assinante!

Marketing Digital: Smartphone x Desktop

Olhando para trás, é notável o quanto a explosão tecnológica em torno da combinação conectividade e mobilidade impactou o modo como vivemos. Obviamente, os 2 pilares sustentando essa mudança são a Internet e o Smartphone.

Inicialmente, a Internet acessível apenas por desktops, ou pelo menos, com um alto nível de confiança apenas em desktops, já foi uma grande mudança e nos trouxe toda a força para grandes negócios, pequenos, bem como empreendedores com a evolução do marketing para o digital.

À medida em que os smartphones ganharam mais força e conectividade, rapidamente nós nos apegamos e passamos a usar essas ferramentas em conjunto para as diversas atividades do dia-a-dia.

A chegada de redes sociais foi o ponto que faltava para, praticamente ou virtualmente, conseguirmos viver (quase) apenas de um smartphone com acesso à Internet.

Essa evolução toda aconteceu muito mais rápida do que muitos profissionais de marketing digital puderam acompanhar e ela foi mais rápida até do que muitas ferramentas conseguiram evoluir.

Em particular, as ferramentas de monitoramento sofreram mais e são exatamente àquelas que mais precisamos para conseguir avaliar a performance das campanhas e descobrir como otimizar os resultados.

Por muito tempo as informações coletadas em diversas ferramentas não exibiam a distinção entre dados coletados de pessoas usando dispositivos móveis, ou laptops e computadores.

Análise de resultados por Dispositivos Móveis

Até que elas começaram a ter este tipo de segmentação e, portanto, tornaram possível avaliar isoladamente, por exemplo, os acessos ao site exclusivamente por pessoas usando smartphones, ou não.

Conforme eu mostro no curso de Analytics e também na Academia de Marketing Digital (inclusive em outras áreas além de web analytics), a análise desse tipo de visitas ao site é muito rica e traz muitos insights para ações e campanhas, especialmente quando comparamos ao tráfego via desktops.

Este tipo de análise pode revelar, por exemplo, diferenças no resultado de conversões em cada tipo de dispositivos. Como já encontrei em diversos sites, conversões “simples” (cadastro em formulário, poucos campos, nenhuma transação envolvida) com uma performance muito melhor em dispositivos móveis, enquanto conversões “complexas” e envolvendo uma transação, com maior volume e performance em desktops.

Esse simples insight pode ter um impacto imensamente significativo na performance de todo o marketing digital, ajudando a direcionar de forma mais inteligente os recursos, as campanhas e conteúdos conforme sejam os objetivos e a “preferência” do público-alvo em direção ao respectivo objetivo no quesito Smartphone x Desktop.

Cross-device Analytics: Smartphone + Desktop

Toda essa análise é bastante relevante, contudo, ela ainda é parcial e pode provocar mudanças equivocadas de estratégia.

Reflita sobre o seu próprio comportamento online e você vai perceber que, mesmo tendo um dispositivo preferencial (desktop, tablet, smartphone), você acessa um mesmo conjunto de sites alternativamente entre essas categorias de dispositivo.

Talvez até com uma preferência conforme o exemplo que citei anteriormente: quando vai fazer uma compra, prefere usar o desktop a um smartphone.

Por tudo isso, fazer apenas a análise comparativa, isolando usuários de um dispositivo, ou de outro, é apenas parcial e pode trazer decisões desfavoráveis. Nosso comportamento online é também uma combinação entre smartphone e desktop.

Para completar a análise de tráfego mobile do seu site, é vital considerar a interação entre os momentos de cada dispositivo para obter a performance cross-device combinada, entender como é essa dinâmica do seu público-alvo para encontrar os pontos de transição e facilitá-la.

Assista na Academia de Marketing Digital as diferentes análises que você pode fazer para entender e otimizar os resultados de acessos via dispositivos móveis em suas campanhas de marketing digital.

Acesse hoje, assista e descubra como aproveitar as vantagens de desenvolver campanhas e conteúdos considerando a performance cross-device.

Ainda não é Assinante?

Já sou assinante!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *