Youtube: Usando dados para aumentar a performance do Canal

Youtube: Usando Dados para Produção de Conteúdo

Youtube: Usando dados para aumentar a performance do Canal

Quer conteúdo para mais inscritos, likes ou comentários? A escolha está em suas mãos. Aprenda a olhar os dados!


Você tem um objetivo para o seu Conteúdo?

A produção de conteúdo em muitas vezes acontece apenas com o propósito de preencher a agenda, de preencher uma rotina que foi definida.

Escolheu-se ter 3 vídeos por semana, ou qualquer que seja o calendário, e assim se segue semana após semana, com publicação de conteúdo novo.

Faz-se o brainstorm para novas ideias de quando em quando, e dá-lhe vídeo novo.

O que fica faltando é a definição de propósito para os conteúdos do canal. Geralmente o propósito maior, aquele de longo prazo, até é definido.

Este objetivo maior é mais abstrato, como: Aumentar a presença digital, marcar presença no Youtube, aumentar/reforçar o branding e por aí vai.

Ele é importante, porém, vídeo-a-vídeo, a cada série e até a cada brainstorm, é importante também escolher os objetivos concretos, como foco em mais inscritos, foco em mais curtidas, visualizações, compartilhamentos, ou mesmo comentários.

No post anterior eu comentei sobre como é muito usual olhar para os números e métricas apenas para conferir o status alcançado: “esse vídeo foi assim;” “esse vídeo foi desse outro jeito.”

Contudo, as métricas e dados dos vídeos podem direcionar exatamente qual linha de conteúdo seguir para alcançar um determinado objetivo, sejam aqueles dentro da plataforma (visualizações, inscritos, curtidas etc.) sejam os objetivos no site, como a aquisição de leads ou conversões.

Agregar essas informações ao brainstorm para novos conteúdos aumenta de forma significativa os resultados a serem alcançados, bem como aumentam muito a qualidade de avaliação dos resultados.

Quando você entende que tipo de conteúdo tem maior potencial para gerar mais comentários, e o foco da vez é justamente aumentar a interação com o público através dos comentários, você passa a avaliar o sucesso do vídeo na métrica correta.

O mesmo se aplica para a conquista de mais visualizações, curtidas ou, principalmente, mais inscritos.

Quanto vale saber exatamente qual linha de conteúdo seguir para conseguir mover a métrica A, ou a métrica B?

Esse é o tema deste vídeo exclusivo para Assinantes da Academia de Marketing Digital: Como usar dados e métricas para descobrir quais conteúdos tem mais sucesso em cada métrica, qual pode ser revitalizado e em qual área produzir mais conteúdo relacionado.

Clique, assista e comece a definir propósito concreto para cada série de vídeos do canal no Youtube.


Assista Agora ou Assine a Academia!

Ajude a quem quer aprender, compartilhe:

Leave A Response

* Denotes Required Field