Você está aqui: Mestre Academy / Blog / Marketing Digital: Objetivos e Metas Funcionais para o Crescimento

Funil Visual para Marketing Digital

Marketing Digital: Objetivos e Metas Funcionais para o Crescimento

Como Definir Metas que Podem Impactar o Negócio e Colaborar para Ampliar os Resultados?

Ainda não é Assinante?

Já sou assinante!

Marketing com Metas (e dados)

O seu marketing digital não é nada sem metas objetivas e bem determinadas. Quanto mais canais de comunicação são utilizados, ou seja, mais canais de tráfego, possivelmente, mais específicas ficam as estratégias.

Quanto mais específica a ação de marketing em curso e quanto melhor tiver sido definida a meta para essa ação, mais efetiva será a execução como um todo. Por isso você precisa aprender a escolher metas e KPI’s.

Na Academia de Marketing Digital eu compartilho a metodologia que eu prefiro usar no vídeo:

Se você já é assinante, assista o quanto antes! Se ainda não assina a Academia, aproveite e assine agora.

Entender como escolher métricas, KPI’s e objetivos apropriados é o primeiro passo para conseguir alcançar sucesso no trabalho a ser desenvolvido.

Ao passo em que é simples medir e reportar a quantidade de likes, ou views, ou até mesmo visitas no site, só faz sentido mesmo acompanhar essas métricas se elas estiverem atreladas ao crescimento do negócio.

Caso contrário, será apenas “mostrar” trabalho, mas não será gerar resultado efetivamente.

As metas que tem valor para o negócio provavelmente vão girar em torno de geração de leads, conversões ou até mesmo percepção de valor de marca, produto ou serviço.

Porém, vale manter em foco o ponto sobre atrelar a meta ao crescimento do negócio.

Diferentes Ações, Diferentes Metas

Novamente, não é que medir visitas no site, quantidade de conteúdo postado, ou mesmo quantidade de seguidores em redes sociais seja simplesmente obter métricas descartáveis.

Diferentes ações de marketing digital podem ter objetivos diferentes e, eventualmente, em uma delas vai fazer sentido monitorar a quantidade de novos seguidores, pois haverá relação com a aquisição de novos leads.

O “segredo” é garantir que a meta escolhida consiga se relacionar ao crescimento do negócio, ou com outra meta que tenha forte relação com o crescimento do negócio.

Com atenção a este singelo detalhe, vai ficar mais fácil perceber e mostrar o valor do trabalho realizado.

Escolher Metas Funcionais para Crescimento

Para te ajudar, em cada campanha, ou para cada canal de aquisição de tráfego, escolha 3 metas diferentes. Explicando: não é que não seja para repetir metas entre os diferentes canais e campanhas.

Está tudo bem se forem escolhidas as mesmas 3 metas para todos os pontos de aquisição, mas você vai acabar vendo que, em ações específicas, uma ou duas metas, vão acabar sendo diferentes, exatamente por serem mais específicas daquela ação.

Obviamente, quando o marketing estiver rodando e você começar a capturar os dados em torno das metas escolhidas, aí é quando você poderá avaliar a estratégia, a meta e fazer ajustes necessários e otimizações.

A partir daí, como sempre recomendo no curso de Analytics, use e abuse de testes e métricas para buscar estar menos errado a cada passo e conseguir melhorar os resultados de forma incremental.

Para fechar com chave de ouro, “coloque no papel” o plano de métricas, atualize quando necessário e, se trabalha em equipe, compartilhe o plano e os sucessos para que todo o time ande no mesmo passo.

Se tudo isso faz sentido para você, mas você ainda não está visualizando o conjunto de metas funcional para suas ações de marketing, assista o vídeo da Academia que citei anteriormente e você vai aprender a definir metas e objetivos funcionais para o crescimento do negócio.

Ainda não é Assinante?

Já sou assinante!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *