Yoast SEO: Otimização para Wordpress

Yoast SEO: Configurações Ideais para Otimizar o WordPress

A qualidade do SEO para Wordpress pode aumentar se você utilizar o Yoast SEO corretamente. Veja como.

Ainda não é Assinante?

Já sou assinante!

Criado em 2003, desde o princípio o WordPress teve como propósito oferecer uma plataforma acessível (gratuita), simples de usar, personalizável e elegante. Desde o princípio, ele consegue atender esses requisitos.

De acordo com o próprio site wordpress.org, ele é a plataforma de escolha de mais de 33% de todos os sites na Internet. Isso foi conquistado muito por uma característica muito particular ao WordPress: o uso de SEO.

WordPress e SEO

Ao longo dos anos, 2 pontos fortes fizeram essa plataforma crescer em popularidade e adoção para os mais diversos objetivos: blogs pessoais, blogs empresariais, portais de conteúdo e notícia, sites institucionais, fóruns e até mesmo e-commerces.

O primeiro elemento foi a abertura para desenvolvimento por colaboradores dispostos a contribuir para o projeto. Isso fez muitos programadores engajarem em tornar o produto principal melhor, inclusive para SEO.

Em termos de segurança em geral, velocidade e otimização de acesso ao banco de dados entre outros fatores de back-end, esse desenvolvimento compartilhado possibilitou grande avanço. Porém, ainda não cobria muito de SEO.

A outra parte com grande responsabilidade no poder do WordPress fica para o front-end, com a possibilidade de escolha de temas e plugins para melhorar a qualidade do site em WordPress.

Temas e Plugins no WordPress

Os temas são responsáveis pela aparência geral do site e, portanto, tem que lidar com otimização de HTML, CSS, imagem, scripts e os diversos fatores de SEO envolvidos aí.

Já os plugins, podem complementar ainda mais o aprimoramento, permitindo a otimização de elementos dinâmicos, mais ligados ao conteúdo, ou até mesmo adicionando novos elementos HTML ao tema usado.

Neste caso, a adição de meta tags, como a description ou robots, podem fazer bastante diferença em como você otimiza o seu site, e como o Google o avalia e classifica nos resultados de busca.

Em termos de SEO, um dos plugins de maior destaque e que é praticamente obrigatório em um site WordPress, é o Yoast SEO.

Plugin Yoast SEO

Inicialmente, o plugin era chamado WordPress SEO e à medida em que o desenvolvedor ganhou notoriedade, o plugin passou a levar o seu nome.

Enquanto um WordPress padrão com um tema otimizado já podem levar o site a ter uma boa presença no Google, usar o Yoast SEO corretamente catalisa o poder deste site ficar entre os primeiros na busca do Google.

Ele traz opções extras de otimização geralmente não presentes em temas, e nem no WordPress padrão. Por exemplo:

  • Criação e aplicação de templates de títulos otimizados;
  • Criação de título e meta description para todo o site;
  • Gestão automática de Sitemaps XML;
  • Integração com marcações para Social Media;
  • Edição dos arquivos .htaccess e robots.txt;
  • Configuração de assinatura para RSS;
  • Análise de Páginas e Posts (SEO e legibilidade);
  • Entre outras opções e complementos.

Essa quantidade de configurações extras que o plugin oferece verdadeiramente pode fazer a diferença para o posicionamento do site.

Descubra como fazer as principais configurações no Yoast SEO e otimizar o site para alcançar o topo da busca do Google na Academia de Marketing Digital, em nossa série sobre o plugin. Se já é assinante, clique e assista. Ou então inicie a sua assinatura para assistir tudo.

Um lembrete final: Tenha em mente que o plugin não consegue corrigir a forma como você faz a sua pesquisa e escolha estratégica de palavras-chave, arquitetura do site e plano de conteúdo. Para isso tudo, não há plugin, nem plataforma. Há conhecimento.

Assim, confira também os conteúdos da Academia sobre marketing de conteúdo e SEO, ou até mesmo inscreva-se nos cursos SEO Online e Pesquisa de Palavras-chave Express.

Enquanto isso, clique e aprenda a usar o Yoast SEO em nossa série de vídeos sobre a otimização para WordPress.

Ainda não é Assinante?

Já sou assinante!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *