O Google Tag Manager é uma ferramenta que serve para fazer um monitoramento profundo do seu site. Ela permite que você faça configurações específicas para tornar esse track ainda mais eficiente.

Essa ferramenta simples, mas poderosa, oferece que você selecione as opções certas para o monitoramento e também dá a oportunidade criar um segundo container de acordo com as suas necessidades. 

Para saber mais sobre esse assunto, continue lendo este artigo!

Como acontece a instalação do GTM para monitorar sites?

O primeiro passo para fazer um monitoramento Web via GTM é instalar os códigos.

A instalação acontece de forma prática e rápida e é muito parecida com a do Analytics. Você só precisa criar e configurar uma conta do Google, gerar o código html e aplicá-lo no lugar certo.

Siga esse passo a passo:

  • Acesse o Google Tag Manager;
  • Crie uma conta;
  • Selecione a opção Web na configuração de container;
  • Acesse o Espaço de trabalho do container;
  • Clique no código de identificação do container;
  • Copie os códigos html;
  • Cole os códigos no local delimitado no html do site (ou envie ao seu desenvolvedor).

Maiores vantagens do Google Tag Manager

A principal vantagem ao utilizar o Google Tag Manager é poder manipular seus códigos de monitoramento de forma prática, sempre que precisar.

Ou seja, você não vai depender de uma pessoa que tenha acesso e habilidade para mexer no código fonte do site para obter os monitoramentos que você precisa, seja para ter métricas de engajamento, ou métricas de conversão.

Assim, você anula a burocracia de solicitações ao T.I, ao desenvolvimento, espera na fila de implementações, entre outras situações.

Além disso, mesmo pessoas experientes correm o risco de alterar um trecho do código do site ou ainda, inserir uma modificação em uma página e esquecer de alterar em outro lugar, e isso pode gerar diversos  tipos de problema. 

O uso do GTM aumenta também a segurança em seus projetos, uma vez que apenas uma pessoa pode ficar responsável pelas alterações.

A ferramenta conta também com um histórico de modificações, que permite que você volte às versões anteriores das suas tags, regras e variáveis, caso algum erro ocorra ou alguma modificação que não era para ter sido feita já tenha sido realizada.

Importante notar também que o GTM oferece o recurso de pré-visualização de alterações. Com ele, apenas você, no seu navegador, experimenta as alterações feitas. Aí você testa e, se estiver tudo em ordem, você faz a publicação para as alterações serem aplicadas para todos que visitam o site.

Confira a explicação no vídeo:

Vantagem no monitoramento de sites

Com o GTM, você instala apenas 1 “tag” no site e configura apenas o chamado container do Tag Manager, e através de sua interface web você faz o controle e gestão de monitoramentos no site.

Praticamente sem precisar mexer no código do site mesmo. A interface web deixa mesmo os monitoramentos complicados bem mais simples de colocar para funcionar.

Monitorar sites one page (também chamados single page applications) fica bem mais fácil com o GTM e com a praticidade de implementar o virtual pageview do Analytics.

Agora que você já sabe como instalar o Google Tag Manager e as suas vantagens no monitoramento de sites, conheça a Academia de Marketing Digital, lá você encontrará conteúdos completos sobre esse assunto!

 

Ajude a levar para mais pessoas, compartilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published.