Você está aqui: Mestre Academy / Blog / SEO para Grandes Sites: Como Otimizar Filtros de Conteúdo?

seo: filtros de conteúdo para sites grandes

SEO para Grandes Sites: Como Otimizar Filtros de Conteúdo?

Analistas de SEO sofrem com a otimização de filtros de conteúdo, mas não deveriam. Existem várias armas para usar, aprenda como!

Ainda não é Assinante?

Já sou assinante!

Como fazer SEO em Filtros de Conteúdo

O cenário é o seguinte: você tem um site grande em mãos, com milhares de páginas, um site como um ecommerce, um guia de empresas ou de empregos, sites no modelo classificados ou outros em modelos próximos.

Seja um ecommerce de varejo geral, ou específico em algum nicho, ele vai sempre ter opções para filtros de produtos: Cores, marca, variações e especificações, que inclusive variam em quantidade conforme seja o produto em si.

Guias de empresas ou de empregos também passam por situação parecida com a variedade de opções de localização, ou mesmo quando é um site que atua em uma região limitada, as várias opções possíveis para tipos de negócio, vaga de emprego e especificações que vão interessar aos usuários.

Imobiliárias? Mesmo cenário. Várias cidades, bairros, tipos de imóvel e várias opções. Classificados para carros e automóveis em geral, mesmo caso.

O fato é que são sites gigantes, com milhares de páginas e, pelo bem da usabilidade para o usuário, as categorias e subcategorias são repletas de filtros de conteúdo, para facilitar que ele encontre exatamente as opções que interessam.

O caso mais comum é que esses filtros de conteúdo resultem em novas URLs com parâmetros a cada filtro aplicado, e é aí que começa o desafio para o Analista de SEO.

Como o Google enxerga esses filtros, parâmetros e páginas criadas? Conteúdo duplicado? Pode resultar em penalização? Influencia no Crawl Budget e na quantidade de páginas indexadas? São páginas consideradas de baixa relevância e que podem atrapalhar o site nas buscas?

Muitas vezes as questões de SEO podem conflitar com prioridades de outras áreas, como a famosa validação W3C, ou mesmo a usabilidade do site.

É importante entender o papel de cada um e buscar a harmonia no uso combinado de cada um, claro, sempre com foco em resultado, em aumentar a performance do site, tanto em resultados de busca, quanto em crescimento do negócio.

Se você não tinha parado para pensar em todas essas possibilidades, certamente você vai ter muito a analisar no seu site com este vídeo exclusivo para Assinantes da Academia de Marketing Digital. Assista e descubra o que fazer para não deixar os filtros de conteúdo prejudicarem o seu site nas buscas do Google.

Ainda não é Assinante?

Já sou assinante!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *