Você está aqui: Mestre Academy / Blog / Marketing Digital: Macro-Organização para Campanhas e Lançamentos

Funil Visual para Marketing Digital

Marketing Digital: Macro-Organização para Campanhas e Lançamentos

Descubra se você está usando da forma mais eficiente os recursos que tem à disposição para acelerar o crescimento do negócio e da sua carreira.

Ainda não é Assinante?

Já sou assinante!

Marketing Digital

Diz o Google que o marketing digital vai acabar, mas apenas para virar somente “Marketing.” Considerando o quanto o mundo é digital hoje, faz sentido.

Assim, passa a ser ainda mais importante o entendimento mais completo de todos os canais de marketing que você pode utilizar e também a percepção sobre quais canais podem contribuir com mais qualidade em cada etapa do funil de marketing.

Funil de Marketing Digital

Funil de marketing que, diferente do funil de vendas e do funil de conversão no site, engloba esses outros 2 e é o plano geral das ações e recursos que serão usados para conseguir novos clientes, para conseguir o crescimento do negócio.

Com o funil, você define o caminho em conteúdos e ações que vai levar novas pessoas que entram em contato com o segmento até a conversão.

Muitos profissionais especialistas, ou seja, pessoas que trabalham exclusivamente, ou de forma mais dedicada, em apenas um canal, falham em buscar a visão macro do marketing digital do negócio.

Analistas de SEO, ficam com foco extremo em desenvolvimento da otimização do site; analistas de mídia paga, se dedicam apenas à mídia em si, às vezes até apenas a um serviço de anúncios (apenas Google Ads, apenas Facebook Ads etc).

Positivamente, o trabalho especializado possibilita mais qualidade e performance nesse micro-marketing específico (SEO, Ads, Email, Social…) A consequência negativa é que uma frente pode acabar atrapalhando a outra, quando elas não tem visão do todo.

É clássico, por exemplo, ações de compra de mídia trabalharem com várias landing pages em torno do mesmo produto ou conversão, sem perceber o quanto isso pode impactar negativamente SEO.

Desta forma, seja com a presença de um gestor de marketing, ou através da interação direta entre os diferentes responsáveis para cada frente do marketing, é vital que todos envolvidos tenham a visão da macro-organização das ações.

Seja de forma física, em quadros ou em papel, ou através de ferramentas online, quando todos conseguem ver o relacionamento entre páginas, demais conteúdos (ebooks, vídeos) e campanhas para aquisição, nutrição e conversão, o marketing todo consegue evoluir de forma consistente e gerar mais resultados.

Na Academia de Marketing Digital, eu coloquei uma demonstração de uma ferramenta excepcional para essa aplicação, para a visualização do plano macro para o marketing. Se já assina a Academia, assista agora:

Naturalmente, para organizar ações e conteúdos você precisa ter ações e conteúdos.

Macro + Micro para o Marketing Digital

A Academia tem o papel de munir os assinantes com os 2 lados: macro e micro.

Tanto eu mostro como fazer a organização inicial em um checklist completo para se dar início a uma campanha ou a um lançamento, como toda ela tem centenas de conteúdos dedicados ao micro também, a cada uma das vertentes do marketing digital.

Assine, assista e descubra se você está usando, e usando da forma mais eficiente, todos os recursos que tem à disposição para acelerar o crescimento do negócio e da sua carreira.

Ainda não é Assinante?

Já sou assinante!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *