Você está aqui: Mestre Academy / Blog / Como Monitorar e Otimizar a Indexação de Páginas no Google

Como Monitorar e Otimizar a Indexação de Páginas no Google

Como Monitorar e Otimizar a Indexação de Páginas no Google

Se você viu que a quantidade de páginas indexadas varia em ferramentas e quer saber qual é o número real, assista ao vídeo.

Ainda não é Assinante?

Já sou assinante!

Páginas Indexadas no Google

Quando você inicia um site, aprende SEO e começa ver os resultados, uma das formas de medir o sucesso desse trabalho todo é acompanhando a quantidade de páginas do seu site indexadas nos resultados do Google.

Isso é útil para saber se está indo bem, se o Google “está gostando do seu site,” pois mais e mais páginas são indexadas, tanto quanto novas páginas chegam ao índice do Google rapidamente.

Em outra vertente, quando você já tem o site há algum tempo no ar e já alcançou várias páginas indexadas, porém, através do acompanhamento das páginas indexadas, começa a ver o número caindo (ou se ele despenca de um dia para o outro), fica a dica imediata para auditar o site em busca de eventuais problemas.

Essa outra utilidade desse monitoramento ajuda a tomar ações preventivas para não piorar a situação, ou começar a recuperação da indexação o quanto antes.

Em todo caso, a questão é que você precisa de uma forma confiável de obter esses números para poder trabalhar com ele.

Existem algumas formas diferentes de você descobrir quantas páginas de um site o Google tem em seu índice de resultados, é o que é chamado de Páginas Indexadas no Google.

As alternativas vão desde o operador avançado de busca “site:”, pode ser através das ferramentas no Search Console ou até mesmo ferramentas externas.

O mais provável é que cada opção de apresente um número diferente de páginas indexadas e isso não vai te ajudar a ter métricas sobre evolução da performance geral do site no Google.

Será que o Google indexou mesmo a maior parte das páginas? Será que alguma seção do site ficou gravemente de fora? Será que o sitemap.xml tem as URLs indexadas mesmo? Será que mais páginas estão sendo indexadas com o passar do tempo? Será que as páginas estão desaparecendo aos poucos?

O interessante de acompanhar esse número em diferentes formas é poder comparar as mudanças e ter mais certeza sobre a evolução. Mas existe, ainda assim, uma ferramenta que traz a melhor métrica sobre páginas indexadas no Google.

Todas as alternativas e a melhor forma de obter essa métrica estão neste vídeo exclusivo para Assinantes da Academia de Marketing Digital. Assista e descubra o que fazer.

Ainda não é Assinante?

Já sou assinante!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *