Você está aqui: Mestre Academy / Blog / Redes Sociais: Como ter Resultado com Social Marketing

Redes Sociais: Como ter resultados com Social Marketing

Redes Sociais: Como ter Resultado com Social Marketing

Da escolha de metas à análise de resultados, você estruturou a estratégia em social media com foco em resultados?

Ainda não é Assinante?

Já sou assinante!

Social Media

Nos dias de hoje, a tecnologia e a Internet possibilitam uma experiência completamente diferente para o cotidiano. Seja procurar informações, comunicar profissionalmente, com amigos ou família, seja consumir/comprar.

As redes sociais tem grande parte na área digital do cotidiano e por isso chama atenção de marcas e empresas, chama atenção de profissionais para usar o potencial de social media para marketing e vendas.

Mais do que nunca, é de alta relevância para um negócio, digital ou não, ter uma estratégia de interação em redes sociais. Este é um momento excelente para você revisar e otimizar suas ações.

Metas: O que alcançar com Redes Sociais?

Comece revisando: Quais são as metas para a rede social? Você está apenas postando conteúdo e respondendo comentários? A “meta” é apenas “postar 5 vezes por semana”?

Esse mindset não passa nem perto de transformar a ação em social media em resultados reais para o negócio. Portanto, mude e considere um desafio que o faça se importar com o conteúdo postado.

Por exemplo, mesmo uma meta simples de quantidade seguidores ou de quantidade de engajamento, vai fazer você se importar com a qualidade do conteúdo, muito mais do que com a quantidade.

“5 posts por semana” vai importar pouco se não for acompanhado de “novos 50 seguidores” por semana, ou, em mais proximidade com objetivos de negócio, “novos 50 leads por semana.”

Simplesmente escolher uma meta (ou algumas), vai fazer você se importar mais com a qualidade do trabalho desenvolvido em social media.

Esse mindset alternativo já vai te levar a buscar mais ações e reflexões relevantes, pois você precisará alcançar e bater a meta. Mas como?

Como ter Resultado com Social Marketing?

Agora que o foco não é apenas postar para vencer o calendário, e sim postar para o crescimento do negócio, você vai trazer todos os conceitos de outros canais de mídia e aplicar na estratégia para social media também.

O primeiro ponto crucial é conhecer a sua audiência. Desvende os interesses mais fortes, que despertam a ação e, portanto, o engajamento com os posts.

Antes de partir para os conteúdos, revise o que já foi feito, revise o status de cada perfil social. Eles tem a mesma identidade visual? Tem as mesmas informações sobre a empresa, sobre o site? Usam a mesma linguagem na comunicação?

Alinhe a conversa em cada rede, personalize seletivamente onde as reações e engajamento em cada uma diferem.

Aí sim, crie um plano de conteúdo, um calendário – será importante ter a disciplina para não deixar a rede social inativa.

Contudo, não perca o foco na qualidade, não esqueça que os conteúdos postados devem servir ao propósito principal, à meta que a estratégia de social media visa alcançar.

Também não perca de vista os concorrentes, quais redes usam, que conteúdos compartilham, como é o relacionamento com os seguidores.

Você pode se inspirar e despertar a criatividade para fazer melhor, tanto quanto perceber e evitar ações falhas.

Mensurar, Testar e Otimizar

As redes sociais, as principais, oferecem suas próprias ferramentas para você investigar as métricas “locais” (likes, views, seguidores, etc.)

O Facebook, traz o Facebook Insights e até o Facebook Analytics, o Youtube tem o Youtube Analytics, o Twitter também tem seu próprio Analytics.

Para todos os casos, o Google Analytics é também uma ferramenta de apoio, nos seus relatórios de fontes de tráfego, redes sociais, conversões e vendas.

Aprender a usar o Analytics é o melhor caminho para entender como cada rede social contribui nos objetivos de negócio. E cada um desses Analytics vai trazer as métricas que você precisa para entender e otimizar os resultados.

Se você ainda não definiu a estratégia do marketing em redes sociais para fazer esse canal impactar os resultados do negócio, assista na Academia de Marketing Digital o que você precisa fazer.

Da escolha de metas à análise de resultados, passando pela estratégia de conteúdo, você encontra o que precisa para conseguir ter uma presença social relevante.

Clique, assine e comece hoje mesmo um novo caminho para o sucesso em social media.

Ainda não é Assinante?

Já sou assinante!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *