Facebook Analytics: Concorrente do Google Analytics?

Facebook Analytics: O que é e Como Usar

Aprenda o que é o Facebook Analytics e como você pode usá-lo para monitorar as estatísticas de visitas do seu site ou app.

Ainda não é Assinante?

Já sou assinante!

Web Analytics e Marketing Digital

O crescimento do marketing por meio digital, o grande aumento de investimento nessa vertente, se deu muito por conta da possibilidade de mensuração de resultados.

Enquanto a TV ou o Rádio tinham os seus índices de audiência aproximados e estimados, bem como o impacto causado era calculado dessas aproximações; com a Internet e Web Analytics, foi possível colocar essa performance em números, virtualmente, exatos.

Em tempos mais recentes, a mensuração de resultados foi ganhando mais e mais importância, pois com o crescimento do marketing digital, ele tornou-se mais competitivo e, por consequência, mais caro.

Assim, aprender como usar o Google Analytics e fazer um monitoramento completo do site é fundamental para ter resultados expressivos com as campanhas em canais digitais.

O Google Analytics é a ferramenta de web analytics mais usada e uma grande porta de entrada para outros produtos do Google, especialmente o Google Ads.

O Facebook não perdeu mais tempo e lançou também a sua ferramenta para monitoramento e análise estatística sobre o acesso de pessoas ao seu site ou App. Assim como existe o famoso Google Analytics, agora você também pode usar o Facebook Analytics.

O que é o Facebook Analytics?

O Facebook Analytics é a ferramenta para análise de uso de sites ou Apps lançado pelo próprio Facebook. De forma simples, ele é o concorrente do Google Analytics.

E assim como seu concorrente, ele tem uma coleção de relatórios, gráficos e opções de segmentação para que você possa analisar a performance do seu site ou app, em termos de visitas, eventos personalizados e até conversões (leads ou vendas).

Como usar o Facebook Analytics no Site?

Para usar o Facebook Analytics basta que você tenha um pixel de acompanhamento do site, que nada mais é do que o pixel gerado através de uma conta de anúncios do Facebook (Facebook Ads).

Quando você cria uma conta, você obtém um pixel de monitoramento do site e ao instalar esse pixel no site (diretamente no código ou via Google Tag Manager), ele automaticamente passa a coletar os dados.

Você não precisa ter anúncios criados, nem precisa gastar nenhum centavo com anúncio do Facebook. Basta criar a conta e obter o pixel.

A partir daí, com o pixel padrão e qualquer personalização que você utilize, os relatórios e segmentações passam a funcionar.

Quer ver de perto e começar a usar a ferramenta de forma efetiva? Assista na Academia de Marketing Digital:

  1. Facebook Analytics: Introdução e Principais Relatórios;
  2. Facebook Analytics: Funil de Conversão como o Google Analytics não tem;
  3. Facebook Analytics: Análises Avançadas com Interseção de Público para Aquisição e Conversões.

Não deixe de assistir e compartilhar suas dúvidas e ideias na Academia de Marketing Digital.

Clique, assine e assista!

Ainda não é Assinante?

Já sou assinante!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *