Você está aqui: Mestre Academy / Blog / Google Ads ou Facebook Ads: Como fazer a escolha certa para sua campanha?

Google Ads ou Facebook Ads?

Google Ads ou Facebook Ads: Como fazer a escolha certa para sua campanha?

Ambos são os principais canais para um início rápido e para resultado rápido. Como escolher o melhor para começar?

Ainda não é Assinante?

Já sou assinante!

Facebook Ads ou Google Ads?

Ao planejar o desenvolvimento de marketing é inevitável considerar e incluir a mídia paga, que é representada especialmente por Google Ads e Facebook Ads.

Existem várias outras opções que também são válidas, entre ferramentas focadas em remarketing ou audiência, como Native Ads, porém, em um cenário de escolha, os dois anteriores são realmente o foco.

A partir daí, se você tem em mãos um orçamento alto, o mais provável é que você distribua uma parte para cada canal e depois acompanhe a performance em cada um para ajustar, aumentar, diminuir e seguir otimizando os resultados.

Já quando o orçamento está limitado e pode não ser uma boa ideia dividir entre canais diferentes, certamente a dúvida vai chegar: Qual é o melhor para começar, Google Ads ou Facebook Ads?

Google Ads x Facebook Ads

Em termos de campanhas pagas e alcance de grandes audiências bem segmentadas, usar o Facebook Ads ou o Google Ads é o caminho mais certeiro. Cada um tem suas características principais que podem ser mais bem aproveitadas conforme sejam seus objetivos de campanha.

O Google Ads, através dos anúncios em resultados de busca, traz como característica mais forte a oportunidade de aparecer para o público-alvo no momento exato de interesse, pois o anúncio é exibido no momento da busca por uma opção, por uma solução.

Assim, considerando o foco em criar campanhas otimizadas para conversão, estar presente no resultado de busca do Google é bastante atrativo.

A plataforma de anúncios do Google oferece também a possibilidade de veicular anúncios através da rede de Display (milhões de sites parceiros), bem como no Youtube. Em geral, ambos se assemelham mais ao Facebook Ads.

Nesses ambientes, embora o anúncio não encontre as pessoas no momento específico de maior interesse – a busca pela solução – ele pode muito bem encontrar o público certo, que estava precisando “ouvir a mensagem.”

O Facebook tem uma audiência gigante e, principalmente, uma audiência que está constantemente presente, online – as pessoas usam o Facebook praticamente todo dia, praticamente em todos os horários do dia.

Assim, embora não seja o momento exato de interesse, ele é um excelente canal para encontrar novo público e também pessoas que já passaram pelo site ou já conhecem a marca.

Neste caso, Google Ads e Facebook Ads, ambos oferecem o Remarketing como opção para engajar o público novamente.

Mesmo escolhendo apenas um dos dois, ou até ambos, e manejando o orçamento que cada terá, é vital também fazer o acompanhamento da performance que cada um alcança com o passar dos dias, das semanas.

Qual está à frente do plano previsto? Qual está abaixo da performance esperada em determinado momento do desenvolvimento da ação?

Se você não consegue responder essas perguntas, se ainda não tem um relatório para isso, confira o vídeo na Academia no qual eu compartilho o meu relatório para monitoramento e otimização:

Saber fazer o acompanhamento e análise, ter um relatório objetivo também faz parte de alcançar os melhores resultados em cada canal.

Como escolher, Monitorar e Otimizar?

Assim, como fazer a escolha certa e usar o orçamento da melhor forma entre essas plataformas de anúncio? Como não errar ou corrigir falhas o mais rápido possível?

Com um orçamento pequeno não há espaço para testar, experimentar e ir ajustando conforme chegam os resultados. É importante acertar o máximo possível de primeira.

Por isso mesmo, na Academia eu também compartilhei tudo que entra no meu processo para criar anúncios otimizados. Assista lá:

Mesmo em campanhas com orçamentos elevados, que permitem ativar as duas plataformas de anúncio ao mesmo tempo, também é importante fazer a distribuição que permita o melhor uso da verba entre as ferramentas, e permita o melhor resultado.

Assim sendo, Assista neste vídeo exclusivo para Assinantes da Academia de Marketing Digital:

Se ainda não assina a Academia, torne-se um assinante e descubra como avaliar seus objetivos, a sua campanha e orçamento para conseguir escolher o melhor caminho a seguir. Clique, assine e assista!

Ainda não é Assinante?

Já sou assinante!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *