SEO Local: Guias de Empresas ajudam o posicionamento no Google?

SEO Local: Diretórios de Empresas Ajudam Sites de Negócios Locais?

SEO Local: Guias de Empresas ajudam os rankings no Google?

Links são importantes para rankings locais também, será que os guias de empresas podem ajudar? Ou só atrapalham?


SEO Local

Embora o Google tenha trabalhado para desenvolver uma busca única, um único ponto de contato para a pesquisa de informações, parte desse processo passou por desenvolver sistemas exclusivos.

Exemplos disso são a busca por imagens, notícias, livros, ou ainda, a busca por locais e empresas locais, muito representada através do Google Maps.

Porém, não é apenas no Google Maps que uma pesquisa pode trazer resultados focados em localização e apresentação de empresas e serviços próximos ao local onde o usuário se encontra ao fazer a busca, ou próximo à localidade de interesse.

A busca padrão no Google, chamada busca Web, pode trazer esse tipo de resultado local quando o sistema de busca do Google entende que esse é o melhor caso para a pessoa pesquisando.

Tipicamente, isso é decidido com o contexto da pesquisa, como quando a busca é direcionada a encontrar serviços, restaurantes, atendimento médico/saúde, hotéis e similares.

O Google entende que é melhor mostrar os resultados próximos à pessoa, e aí vem os resultados locais.

Também, os resultados locais podem aparecer quando a pesquisa em si é acompanhada de uma localização, ou seja, uma cidade, um bairro, rua ou qualquer sinalização de um local próximo a onde se deseja que os resultados apresentados estejam, ou atendam.

Novamente, entram os resultados locais. Como aparecer aí?

Fatores de SEO para Resultados Locais?

Os fatores tradicionais de SEO também influenciam a relevância de um site para os resultados locais, portanto, é fundamental fazer SEO corretamente no site.

Não só eles, mas alguns fatores específicos para a busca local, como os reviews, fazem a diferença. A Academia de Marketing Digital tem alguns conteúdos em torno de SEO Local.

Entre todos, o desenvolvimento de SEO conta com um fator crítico e desafiador, o Link Building.

Neste cenário, assim como o Marketplace para um ecommerce, para os sites de negócios locais existem os guias ou diretórios de empresas, classificados de empresas, páginas amarelas, enfim, escolha o nome que preferir.

Links e Diretórios de Empresas

Geralmente é simples ter o site listado em um desses guias de empresas. Muitas vezes, o site do guia de empresas até monta a listagem sem a participação da empresa em si, simplesmente fornecendo dados básicos e fáceis de encontrar online ou offline.

Quando a empresa local já não está listada, costuma ser fácil entrar na lista ou fornecer informações adicionais para que a página fique completa.

A grande questão é: vale a pena apostar nesses diretórios de empresas e tentar ter o link nas páginas deles? O Google valoriza esse modelo de negócio, de site?

Descubra como você pode fazer essa avaliação neste vídeo exclusivo para assinantes da Academia de Marketing Digital. Clique, assine e assista!


Assista Agora ou Assine a Academia!

Ajude a quem quer aprender, compartilhe:

Leave A Response

* Denotes Required Field