Link Building: Por que o seu conteúdo não recebe links?

Quando você parte para aprender SEO, um ponto que você descobre rapidamente é a importância que os links tem para os rankings no Google, e que para ganhar nesta área, você precisa de estratégias de Link Building.

Como em toda área de SEO, com Link Building também é necessário um bom entendimento sobre o que o Google considera válido e saudável para o seu índice, e o que ele considera spam, os chamados links artificiais.

Essa forma de spam, assim como qualquer outra, é alvo de penalização nos resultados de busca do Google.

Logo que o Google passou a atuar com mais força sobre links artificiais, tanto em recomendações em suas diretrizes de qualidade, quanto em forma de algoritmos (como o Penguin), um certo clamor surgiu sobre link building não ser mais efetivo ou relevante.

Links não são relevantes para o Google?

Isso é errado. Pelo menos, os links ainda são muito úteis e relevantes para o posicionamento de um site. O que realmente perdeu força foram as práticas irrelevantes com foco em construir links artificialmente, práticas como as listadas lá nas diretrizes do Google:

  • Compra e venda de links que passam Pagerank;
  • Trocas de links em excesso;
  • Distribuição massiva de artigos ou guest posts “superotimizados;”
  • Sistemas automáticos para criação de links;
  • Publieditoriais ou native ads com links que passam Pagerank;
  • Links otimizados distribuidos em press releases e artigos em outros sites;
  • Links de footer/rodapé distribuídos vários sites;
  • Entre outras.

Isso significa o fim do link building? Não também, mas você precisa contextualizar esse conceito novamente para conseguir entender por que o seu conteúdo não recebe links, e o que você deve fazer para virar esse jogo.

Velho Link Building

Praticamente todos os itens listados como negativos nas diretrizes do Google surgiram após eles começarem a ser utilizados como forma de manipulação de rankings.

Observe como boa parte das práticas são acompanhadas de uma escala, ou seja, a ação é penalizada quando executada amplamente, em larga escala.

Por que isso é uma preocupação para o Google? Quase toda prática já foi recomendada pelo Google e vista com bons olhos para a vida da Web.

Porém, quando a quantidade de links passou a fazer diferença para os rankings (antes de a qualidade deles tomar parte), o spam em links se espalhou para todo lado.

Como consequência, o Google se moveu para desvalorizar muitas dessas práticas.

Sendo as mais fáceis de fazer para ganhar links, elas foram as mais difundidas e utilizadas. E quando passaram a ser desqualificadas pelo Google, quem não se aprofundou, não estudou mais, não aprendeu mais, simplesmente concluiu que o Link Building morreu.

“Novo” Link Building

O novo Link Building é, na verdade, uma recomendação de longa data do Google e dos melhores profissionais de SEO. É a produção de conteúdo.

Se você já está fazendo conteúdo há algum tempo e ainda não está recebendo links, fazer mais conteúdo pode não ser o caminho certo. Muita gente jogou a toalha e acredita que links já não valem mais.

Não seja uma dessas pessoas.

Assista o vídeo exclusivo para assinantes da Academia de Marketing Digital, descubra por que seu site não recebe links naturais e o que você pode fazer:

Clique, assine, assista e faça o seu conteúdo ser um imã para links.

Ajude a levar para mais pessoas, compartilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published.