Você está aqui: Mestre Academy / Blog / Link Building: Estratégias para Conseguir Novos Links

SEO: Estratégias para Link Building

Link Building: Estratégias para Conseguir Novos Links

Descubra estratégias e ferramentas que funcionam para conseguir novos links, aumentar a performance de SEO e subir rankings no Google.

Ainda não é Assinante?

Já sou assinante!

Link Building e SEO

Quando você começa a estudar e aprender SEO, você aprende a importância de links para o sucesso de SEO.

De forma geral, existem 2 tipos de links em SEO: Links internos e backlinks.

Links internos, são aqueles no seu próprio site que apontam outras páginas do seu próprio site. Ainda, há a noção de links externos, que são links no seu site, apontando outros sites.

Nesse sentido, há uma relação entre links externos e backlinks, para não separar links em 3 tipos, veja só:

Backlinks são os links em outros sites indicando o seu próprio, portanto, são links externos de outros sites que apontam o seu. Mantendo, assim, 2 tipos de links em SEO: Ou o link aponta o próprio site, ou um site diferente.

Por conveniência, vale considerar o uso de “link externo” para referirmo-nos a quando temos um link em um site próprio, apontando outro. E backlink, para referir a links de outros sites, apontando o próprio.

O Google leva em consideração no seu algoritmo pontos sobre a quantidade e qualidade dos backlinks que um site tem e, portanto, eles são relevantes para a presença de um site entre primeiros no resultado de busca.

Tratando-se, porém, de link em sites de terceiros, o que fazer para conseguir influenciar esse fator e conseguir subir nos resultados do Google? Como conseguir ter mais links em outros sites?

Marketing de conteúdo e Link Building

Marketing de conteúdo envolve toda a ação em torno de produzir conteúdo para informação, engajamento e nutrição de conversão, e uma parte vital para ampliar o resultado dessa ação está em aparecer nas pesquisas no Google.

Embora o conteúdo esteja ganhando mais força e mais atenção na evolução do Google e, como consequência, no desenvolvimento de SEO, os links ainda fazem diferença para os rankings.

O Link Building é o conjunto de ações que visa conquistar backlinks de qualidade para um site, propiciando, não apenas o desejado posicionamento em destaque no Google, como também a entrada de visitas de mais sites diferentes.

Atenção! Muitas vezes você vai encontrar a definição para link building como sendo buscar “aumentar a quantidade de links” ou “aumentar a qualidade.” Há uma diferença sutil aí de definição, que faz diferença em como você encara a ação.

Coloque o seu mindset no local correto: link building é o conjunto de ações para conquistar backlinks de qualidade e também visitas de outros sites, a fim de aumentar a performance do site com o Google, e fora dele.

Com mais portas de entrada de visitantes abertas, o seu site tem mais a ganhar. Focando em backlinks de qualidade, o resultado em SEO e performance do site, tem mais a ganhar.

Pense diferente e essa abordagem pode mudar os resultados que você tem na busca de novos links, especialmente porque nem todo link e nem toda estratégia de link building terá efeito positivo.

É necessário critério para conseguir backlinks que importam, que vão fazer diferença.

Link Building Positivo

De acordo com a expectativa do Google, os links positivos, que podem ajudar o posicionamento de um site nos resultados de busca, são os links naturais, ou mais precisamente, links que surgem naturalmente.

Esses links são os links espontâneos que os mais diversos sites e blogs usam em seus conteúdos. Geralmente, eles aparecem quando sites e empresas oferecem motivo.

Por exemplo, o lançamento de um novo produto ou serviço, o lançamento de uma nova promoção, o surgimento de um novo negócio inovador, coisas que automaticamente provocam notícias, debates, análises e outros tipos de conteúdo.

Consequentemente, esses novos conteúdos acabam levando links que apontam o motivo inspirador do conteúdo, ou seja, o site que trouxe a diferença (produto, serviço etc.)

Nem só em caso de novidades assim podem surgir links naturais. Outros tipos de conteúdo podem atrair o interesse dos sites de conteúdo e informação.

Listas de recomendações, conteúdos técnicos ou pesquisas, dados estatísticos, conteúdo em geral que possa servir de base para novos conteúdos também podem receber links naturais com frequência.

Haja visto o caso da Wikipedia, que tem milhares de backlinks para suas páginas simplesmente por prover muita informação, em muitos casos, de qualidade.

A produção do conteúdo então, é o primeiro passo. Em seguida, você passa a desenvolver estratégias de link building como as várias opções que compartilhamos com os assinantes da Academia de Marketing Digital.

Link Building Negativo

Conforme as diretrizes de qualidade do Google, a execução de estratégias de link building feita de forma errada pode causar a penalização de um site, resultando no efeito contrário, a perda de posicionamento nos resultados de busca.

O Google denomina essas ações como esquemas de links e isso engloba diversas maneiras de um site receber links, sem que seja de forma natural, de forma espontânea.

Entre os esquemas mais comuns ficam a compra de links e a troca de links.

A questão é que o Google tenta utilizar os links como um parâmetro para medir a qualidade de um conteúdo. Se espontaneamente ele recebe links, ou seja, ele é naturalmente indicado por diversos sites, então este deve ser um ótimo conteúdo e deve ter um bom posicionamento em buscas relacionadas.

Assim, se ele permitir que os links comprados ou trocados influenciem os resultados de busca, as primeiras posições passariam a ser ocupadas por quem pode investir mais, ou se relacionar mais, produzir mais sites diferentes para, exclusivamente, trocar links.

Como este não é o objetivo do Google, várias ações focadas em conseguir backlinks podem acabar trazendo o efeito inverso, a queda no Google.

E a linha fina? Publieditorial, parcerias ou outros?

O publieditorial é um conteúdo pago para ser publicado em um site de terceiro. Naturalmente, com um backlink aí isso pode acabar ligando o alerta do Google e provocar a penalização de ambos sites envolvidos.

Parcerias e ações similares também podem acabar quebrando as regras do Google, então, é necessário entender bem como lidar com avanços nessa frente.

Mais Link Building

Para você conseguir atuar de forma segura, veja na Academia nosso conteúdo exclusivo para assinantes sobre estratégias e ferramentas de Link Building e coloque mais esse fator de SEO para trabalhar para você.

Clique, assine e assista!

Ainda não é Assinante?

Já sou assinante!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *