Youtube: como analisar e aumentar a retenção nos vídeos

Youtube: Como Analisar e Aumentar a Retenção

Youtube: como analisar e aumentar a retenção nos vídeos

Se em um site você presta atenção na Taxa de Rejeição, no Youtube, analise a Taxa de Retenção.


Taxa de Rejeição x Taxa de Retenção

Na análise de primeira visita para um site, análise do clique de entrada, uma métrica que precisa entrar em cena é a taxa de rejeição.

A taxa de rejeição funciona como um KPI para a estratégia de aquisição de visitas no sentido de que ela mostra quão bem encaixados estão à mensagem comunicada na página e a audiência sendo trazida para o site.

Isso, pois, a rejeição é contada como as visitas sem interação contra todas as visitas. Para facilitar o conceito, imagine uma página que recebeu 100 visitas e teve 30% de rejeição.

Essa página teve 30 rejeições, ou seja, pessoas que não tiveram outras interações no site e foram embora logo depois de chegar na página.

Em via contrária, essa mesma página teve retenção em 70 visitas, ou seja, pessoas que além de visualizar essa página ainda tiveram alguma segunda interação.

Portanto quanto a menor a taxa de rejeição, melhor; e quanto maior a taxa de retenção, melhor.

O Youtube tem esse tipo de métrica para vídeos em sua ferramenta de Analytics, que tem vários recursos úteis além dessas métricas e eles estão apresentados na Academia aqui: Youtube: Primeiro Passo para Crescer o Canal.

Porém, diferente de um site onde faz bastante sentido medir visitas e usar a taxa de rejeição como referência de qualidade, com o Youtube Analytics faz mais sentido concentrar a avaliação na retenção, que é esse equivalente da taxa de rejeição.

O equivalente das visitas em site seriam as views no Youtube, uma contagem mais livre de visualização.

Acontece que com os vídeos no Youtube o que interessa mesmo e é mais fácil de monitorar do que em um site é a retenção. Essa métrica é o que tem o potencial de ser um KPI para a qualidade do vídeo versus o tráfego que chega até o vídeo.

Aprendendo a fazer vídeos que promovem maior retenção você tem um ganho imediato em todos os aspectos do canal e do marketing envolvido: mais inscritos, curtidas, compartilhadas, comentários, cliques em links e cards.

Isso tudo pode levar a maior aquisição de leads ou vendas com o uso do Youtube suportando também o marketing.

Aprenda a analisar e aumentar a retenção no Youtube com esse vídeo exclusivo para Assinantes da Academia de Marketing Digital.


Assista Agora ou Assine a Academia!

Ajude a quem quer aprender, compartilhe:

Leave A Response

* Denotes Required Field