Você está aqui: Mestre Academy / Blog / Instagram: Como Conseguir Tráfego e Conversões

Instagram: Resultados com Social Media e Social Ads

Instagram: Como Conseguir Tráfego e Conversões

Descubra como maximizar o resultado das ações no Instagram, orgânico e pago.

Ainda não é Assinante?

Já sou assinante!

Instagram: Vale a pena usar a rede?

Embora seja primariamente uma rede social, ou seja, tem o foco em conectar pessoas a seus amigos e familiares, quem está no Instagram também vai até a rede para descobrir mais.

Os usuários também navegam a rede para ficar em contato com o conteúdo de marcas, celebridades e profissionais que tem como referência pessoal, para encontrar inspiração, novidades e outros conteúdos de interesse.

Com uma base de usuários acima de 1 bilhão de pessoas (Statista), há muito para ser explorado para o marketing, com conteúdo e anúncios, para buscar tráfego, engajamento e conversões na plataforma.

Para tirar o melhor proveito, o ideal é criar (ou migrar para) o perfil de empresa/negócio.

Seja Business no Instagram

A principal vantagem de ter o business profile no Instagram vem com as opções extras que você recebe para criar conteúdo e, com ainda mais valor, métricas sobre a performance das ações com stories, posts e seguidores.

Também você pode adicionar informações tradicionais que sejam relevantes para o negócio, como horário de funcionamento, endereço e telefone de contato.

De acordo com o próprio Instagram, já são mais de 25 milhões de perfis de empresa e mais de milhões de profissionais usando a plataforma para compartilhar conteúdo e buscar resultados para seus negócios.

Dentre as stories com mais visualização, mais de 30% são criadas por marcas.

Também, o Instagram divulga que 60% das pessoas reportam descobrir novos produtos pela rede, com mais de 200 milhões de instagrammers visitando pelo menos 1 perfil de empresa por dia.

Por mais que o alcance orgânico seja sempre mais difícil para este tipo de perfil do que para um perfil pessoal, a oportunidade de ser encontrado aí é real, tal como é sim possível conseguir tráfego orgânico do Facebook.

A chave, claro, fica para o conteúdo. Não só para a conquista orgânica, como também para o uso de anúncios no Instagram.

Conteúdo para o Instagram

O Instagram oferece uma experiência quase 100% visual. Mesmo com a opção de postar um texto como imagem, ou escrever mesmo um texto acompanhando a imagem ou vídeo, o essencial é a experiência visual.

É importante, portanto, aprender a compartilhar conteúdo visualmente, fazer valer o velho ditado “uma imagem vale mais do que mil palavras.”

Assim, antes de mais anda, determine a narrativa que você vai usar no conteúdo e como esse conteúdo ajuda o seu público-alvo. Por que a sua audiência deveria se importar e seguir o seu perfil?

Em seguida, sim, capriche na produção visual. Lembre-se de usar imagens, ou vídeos, em alta resolução, fácil de serem consumidos em uma tela pequena – o smartphone – não deixe a logomarca de fora e tenha consistência na identidade visual entre o Instagram, outras redes e o próprio site.

Imagens ou Vídeos?

O Instagram reportou um aumento de 80% no tempo de consumo de vídeos e, apesar de ser um processo de produção mais difícil do que imagens, é um formato que tem crescido e pode combinar mais elementos em um mesmo conteúdo.

Enquanto a imagem fica com algum (pouco) texto, o vídeo pode trazer uma narrativa maior, além de poder trazer legendas para complementar em conteúdo que a pessoa pode obter com o post, caso esteja com o áudio desligado.

Além de posts com vídeo, as stories também aceitam o formato e ambos podem ser usados em campanhas de anúncios, para expandir o alcance e resultados do conteúdo.

A outra opção de vídeos, o IGTV, possibilita vídeos maiores, porém ainda não é possível usar esse formato em campanhas pagas.

Com todo esse potencial, esse é um momento excelente para adicionar o Instagram à um plano de marketing, especialmente através de conteúdo em vídeo, se sua meta é aumentar o ROI, o tráfego e o engajamento.

Para complementar as suas ações e acelerar os seus resultados nessa rede social, veja na Academia de Marketing Digital:

Se ainda não assinou a Academia, assine agora e acelere seus resultados com marketing digital.

Ainda não é Assinante?

Já sou assinante!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *