Você está aqui: Mestre Academy / Blog / Data Studio: Ferramenta para Comunicação Visual de Dados e Análises

Google Data Studio: Ferramenta para criar relatórios

Data Studio: Ferramenta para Comunicação Visual de Dados e Análises

Mais do que fazer relatórios, você precisa conseguir comunicar visualmente os resultados alcançados. Entra o Data Studio.

Ainda não é Assinante?

Já sou assinante!

Google Data Studio

Entre as principais habilidades de um profissional de sucesso está a sua capacidade de transmitir tudo que circula em sua mente para àqueles que estão junto em decisões importantes, ou que precisam entender os resultados alcançados, tropeços e próximos passos.

A desenvoltura em comunicação é crucial para reportar tanto resultados positivos, quanto negativos. E, como “uma imagem vale mais do que mil palavras,” o apoio visual para essa comunicação tem papel principal.

Neste momento, entra em cena a necessidade de se criar demonstrações visuais de resultados, os famigerados relatórios.

Em cada área do marketing digital sempre surge a dúvida sobre como criar relatório, quais métricas e KPI’s usar para SEO, ou AdWords, ou Ibound Marketing.

A escolha de gráficos, tabelas e até texto ao apresentar resultados pode fazer a diferença para quem precisa entender essa informação.

Geralmente, você se atém a screenshots de ferramentas como o Google Analytics, ou gráficos de Excel ou Google Sheets.

Não são os mais bonitos, embora sejam funcionais. Pode não ser a melhor forma de mostrar zelo, empenho e personalização para apresentar o relatório.

Para balançar essa cena, o Google abriu o uso de sua ferramenta, anteriormente paga, Data Studio.

Uma ferramenta na qual você consegue conectar várias fontes de dados Google (Analytics, Search Console, AdWords, Youtube …), ou não-Google e produzir um relatório completamente personalizável, em um único ambiente.

Simplificando a ferramenta (até demais), o Google Data Studio é como uma planilha de Excel/Google Sheets ultra avançada. Você pode conectar diretamente fontes de dados (como dos produtos Google ou outros), e pode até mesmo fazer o upload de dados em formato csv ou planilha.

Isso faz ser possível unificar em um único ponto, virtualmente, dados de qualquer ferramenta. E este é um ponto chave para o que propicia unidade e funcionalidade a um relatório.

Todos os dados serão apresentados seguindo uma mesma identidade visual (em vez de ser uma apresentação/powerpoint com print de outras ferramentas) e podem ainda ser personalizados com a sua marca, ou do projeto, do cliente.

Também em vantagem sobre os prints, o Google Data Studio oferece a opção de manter os dados, gráficos e tabelas dinâmicos, ou seja, permite habilitar filtros, ordenação ou outras configurações menores diretamente no relatório.

Experimente fazer isso com um print. 😉

Descubra como criar relatórios com o Data Studio neste vídeo exclusivo para Assinantes da Academia de Marketing Digital.

Ainda não é Assinante?

Já sou assinante!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *