Criar um App ajuda o posicionamento no Google?

Criar um App ajuda os resultados no Google?

Criar um App ajuda o posicionamento no Google?

Você já tem um App criado? Já pensou em usar a favor de SEO? Será que influencia os rankings nos resultados de busca do Google?


Apps e SEO

Não, o assunto aqui não é ASO, ou SEO para resultado de busca em App Store. Mas, sim, a questão sobre ter um App publicado em uma App Store, ou várias (Google Play, iTunes, Windows App Store), poder ajudar os resultados na busca Web do Google, ou não.

App Stores

As lojas de aplicativos existem para todos grandes sistemas operacionais de smartphones (Android, iOS, Windows), e até para os menores. Também, muitos fabricantes, operadoras de telefonia e empresas, enxergam a oportunidade de criar uma loja de Apps com seu toque personalizado.

São os mesmos Apps, mas com uma recomendação ou inclinação para itens particulares.

Como sempre, a questão é a audiência. Se você tem um grande público, isso automaticamente se transforma em uma oportunidade de negócio, neste caso, que os produtores de Apps paguem para as lojas e coleções de Apps, para que essas promovam um App para os seus usuários.

O que acontece com frequência, também, é que uma App Store esteja disponível tanto em formato de App, diretamente para o smartphone, quanto é comum que ela tenha um Website, assim como qualquer outro, para aumentar o alcance de audiência.

Além de pesquisar a própria App Store por algum aplicativo que ajude em alguma tarefa ou para entretenimento, muitas pessoas buscam no próprio Google, pesquisa web mesmo, a fim de encontrar opções e comparativos.

E aí, ajuda que o App tenha o seu próprio site, ou uma página no site do desenvolvedor, bem como ajuda que a App Store tenha uma página para cada App.

Entra, então, a pergunta: Ter um App pode ajudar os rankings no Google, na busca Web?

Apps podem ajudar rankings no Google?

A cada nova oportunidade de criar um espaço, uma página, em um ambiente alheio ao próprio site, quem trabalha com SEO rapidamente se pega imaginando se isso pode ajudar o posicionamento no Google.

Ao aprender SEO você descobre a importância de conseguir backlinks para o seu site, então é natural ter atenção à toda oportunidade que se apresente.

Porém, nem toda oportunidade será necessariamente positiva. Além de App Stores, redes sociais, marketplaces (para ecommerces), ou guia de empresas para negócios locais, são alvos de interesse para backlinks.

Será que eles realmente podem ajudar? Aprenda a avaliar como a App Store se enquadra para SEO neste vídeo exclusivo para assinantes da Academia de Marketing Digital.

Clique, assine e assista!


Assista Agora ou Assine a Academia!

Ajude a quem quer aprender, compartilhe:

Leave A Response

* Denotes Required Field