SEO: Marketplace influencia rankings no google?

Entrar em um Marketplace Ajuda o SEO de um Ecommerce?

SEO: Marketplace influencia rankings no google?

Em um cenário de SEO cada vez mais competitivo, como um Marketplace pode influenciar o SEO de uma loja virtual?


Marketplace influencia rankings?

Ao iniciar um site e as ações de marketing digital para ele, é importante estar sempre alerta para as diferentes oportunidades que se apresentam.

Hoje é praticamente automático considerar os tradicionais canais de mídia paga, como o AdWords e o Facebook Ads, bem como opções em mídia programática.

Email marketing e inbound marketing, social media, até mesmo chatbots para vendas ou atendimento automatizado também estão sendo mais e mais integrados ao marketing.

SEO é outra opção importante junto ao marketing de conteúdo. Sendo uma forma de aquisição de tráfego essencialmente livre de custo por clique, SEO está sempre em evidência e em alta competitividade.

Especificamente para e-commerces, uma opção que não pode faltar é o Marketplace.

Marketplace x Ecommerce

Resumidamente, o Marketplace é um site estruturado como um ecommerce, ou seja, tem a arquitetura em páginas de categorias e produtos, e nas páginas de produtos agrega as ofertas de várias lojas virtuais.

O Marketplace, por sua vez, desenvolve o seu marketing para atrair visitas e direcionar esse tráfego para os ecommerces cadastrados a partir das suas páginas de produto, ou, muitas vezes, opera toda a transação da venda.

Para a loja em si, fica a responsabilidade de despachar o produto para o comprador.

A pergunta é: Entrar em um Marketplace ajuda ou atrapalha o SEO de um ecommerce?

SEO x Marketplace

Se o Marketplace é um site como um ecommerce, com sua estrutura de páginas, listas de produtos e páginas de produtos, com ofertas e links para os ecommerces, como isso tudo impacta o SEO?

O Marketplace simplesmente vira um concorrente direto nas buscas, se sobressaindo, ficando com rankings acima das lojas participantes?

Este não seria um cenário ideal olhando exclusivamente o tráfego orgânico. Seria mais interessante para o ecommerce estar posicionado.

Por outro lado, com tanta concorrência, entrar em um Marketplace bem posicionado no Google se apresenta como uma oportunidade atrativa. Porém, como a presença em um Marketplace impacta o SEO do próprio ecommerce?

O site da loja virtual pode se beneficiar com links do Marketplace? Ou o Marketplace vai dominar com ainda mais vantagem os resultados orgânicos?

Existe um meio termo onde todos podem ganhar? Quais os pontos de risco de spam ou penalização para cada um?

Descubra como o Marketplace pode influenciar os resultados de um ecommerce no Google e também como manter esse ecommerce competitivo neste vídeo exclusivo para Assinantes da Academia de Marketing Digital.

Clique, assine e assista!


Assista Agora ou Assine a Academia!

Ajude a quem quer aprender, compartilhe:

Leave A Response

* Denotes Required Field