Featured Snippet: Como conseguir destaque na busca do Google

Featured Snippets: Como Conseguir o Destaque de Resposta no Google

Featured Snippet: Como conseguir destaque na busca do Google

Posição 0: Como ficar ainda mais bem posicionado do que o primeiro lugar no Google? Featured Snippets.


Featured Snippets: Destaque o Site na Busca

Apesar de muitas pessoas ainda estarem presas à ideia de que SEO é puramente técnico, título e meta description (até meta keywords …) ele vai muito além e continua recebendo alternativas de estar presente no resultado de busca.

Seja como for, o objetivo sempre é alcançar a primeira posição no resultado de pesquisas das palavras-chave de interesse, afinal, não tem com ser melhor, correto? Errado. Existe a posição 0, a featured snippet.

Featured Snippets

A Featured Snippet é um resultado, como o nome sugere, destacado dos demais em uma página de busca. Ela não ocupa o espaço de um resultado orgânico tradicional (continua sendo apresentado até 10, por padrão), porém ela aparece antes dessa listagem tradicional.

Geralmente em algum formato diferenciado, o mais comum sendo mais texto de descrição, em fonte de tamanho maior e acompanhado de imagem, mas existem outros tipos conforme seja o conteúdo apresentado em destaque.

Também, o destaque se dá por adicionar borda e sombra criando uma “caixa de conteúdo.” A tentativa de diferenciar dos demais resultados é realmente bem forte. No geral, nem mesmo anúncios disputam esse espaço, que fica inteiramente livre para a featured snippet.

É uma área de exposição muito relevante para um site e seu conteúdo. Em muitos casos, o conteúdo apresentado aí é usado também como resposta automática em busca por voz.

Tipos de Resultados em Destaque

Os formatos diferentes são descobertos mais por acaso do que por pré-definição do Google, embora a questão toda seja ligada à pesquisa realizada x formato de resposta mais adequado.

Por exemplo, experimente fazer a pesquisa “como fritar um ovo” – provavelmente você vai encontrar a featured snippet de texto, a mais comum.

Em outro modelo, a pesquisa “horários ponte aérea sp rj” retorna uma tabela com o código do vôo, horário e o destino final (qual aeroporto especificamente você chega no RJ).

Confirmando que, conforme é a busca, um modelo diferente de resultado pode ser apresentado.

Também, tradicionalmente, o Google escolhe quando usar e qual usar. Não adianta esperar que ele tenha essa tabela para qualquer trecho de vôo, ou mesmo viagens por outros meios.

Também não será surpresa se ele não exibir uma resposta em destaque para toda receita que você queira pesquisar.

Isso vai muito além de receitas e viagens, conceitos também são amplamente usados em featured snippets. Tipicamente, perguntas “o que é … ?”

Como Aparecer em uma Featured Snippet

A essa altura você pode ter se interessado em descobrir se o seu site aparece em featured snippet, ou talvez seu concorrente. Se aparece, para qual termo, ou ainda o que fazer para conseguir ficar em destaque com a featured snippet.

Esse é o tema deste vídeo exclusivo para Assinantes da Academia de Marketing Digital. Clique abaixo e assista, ou torne-se um assinante para conferir o conteúdo.

Você vai querer estar com o máximo de featured snippets que conseguir, elas podem ser mais fáceis de conseguir do que a primeira posição no resultado orgânico e aumentam as visitas no site.


Assista Agora ou Assine a Academia!

Ajude a quem quer aprender, compartilhe:

Leave A Response

* Denotes Required Field