Você está aqui: Mestre Academy / Blog / Dashboards: Google Analytics Rápido e Prático

Dashboards: Google Analytics Prático e Rápido

Dashboards: Google Analytics Rápido e Prático

Sem saber para onde ir no Google Analytics? Conheça e use as Dashboards para análises do jeito rápido e prático

Ainda não é Assinante?

Já sou assinante!

Gigante Google Analytics

O Google Analytics é uma ferramenta gigante, absolutamente versátil e busca fazer o monitoramento mais completo possível, com o mínimo de configuração necessária.

A versatilidade aumenta com a possibilidade de você fazer mais configurações, como metas, transações ou até mesmo filtros de tráfego, e ele continuar apto a mostrar todos os dados.

Para tudo isso fazer sentido, ele traz também um vasto conjunto de relatórios já pré-configurados com grupos de gráficos e métricas, para facilitar os seus primeiros passos lá dentro.

Indo além, é possível manipular os dados apresentados nos relatórios para conseguir fazer análises mais específicas, visualizando apenas um subconjunto de páginas, ou campanhas; afunilando apenas em um tipo específico de origem da visita, entre várias outras opções.

Toda essa imensidade de recursos, porém, pode trazer um revés: Por onde começar? Em qual seção da ferramenta estão os dados que você decidiu monitorar e precisa analisar?

Aquela análise que você fez, navegando e filtrando relatórios, como chegar nela novamente? Como ter uma visão geral rápida dos dados, seja para uso próprio, ou até mesmo apresentar para o cliente ou chefe de forma simples?

Após o uso consistente até vem a prática com a navegação na ferramenta e você se habitua com a localização de cada grupo de relatórios. Porém, ainda assim, pode ficar mais fácil do que ter que sempre clicar, clicar, navegar, filtrar e chegar novamente aos dados de interesse.

Como usar o Analytics de forma Rápida? Dashboards.

Para deixar o uso do Analytics mais rápido e prático, você precisa usar as Dashboards (ou, Painéis, em português). Um recurso que passa desapercebido para muitas pessoas, mas que é muito útil.

As Dashboards facilitam a visualização de todo tipo de informações do Analytics, em tabelas ou gráficos diversos. Cada elemento desse é apresentado em uma widget e é você quem cria.

Assim, em vez de ter um relatório pré-definido, carregado de muitos mais dados do que àqueles que você precisa acompanhar ou reportar frequentemente, você pode criar uma Dashboard com as widgets reportando apenas o que é essencial para você.

No curso de Analytics eu compartilho um conjunto de Dashboards, cada uma trazendo uma perspectiva diferente sobre os dados monitorados.

Cada uma permitindo focar em um aspecto diferente na análise e otimização do site: performance em tempo real, demografia, fontes de tráfego, ROAS entre outras opções.

As diferentes necessidades que identifiquei, em momentos oportunos eu transformei em painéis para uso próprio ou para facilitar a apresentação das informações para clientes.

Se você ainda não usa, recomendo começar a aproveitar as facilidades que as Dashboards oferecem. Para te ajudar, além do curso de Analytics, a Academia de Marketing Digital também tem vídeos mostrando a criação e as aplicações desses relatórios práticos.

Clique, faça o login confira o vídeo exclusivo para assinantes: Dashboads: O Jeito Prático para Análises Rápidas.

Ainda não é Assinante?

Já sou assinante!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *