Atributo rel noopener x SEO: Como Funciona?

rel noopener faz diferença para SEO

Descubra como funciona o valor noopener para o atributo rel da tag de link e o que significa para SEO e o seu site.


rel=”noopener” x SEO

O código HTML de uma página tem importância central para SEO e, naturalmente, as mudanças que acontecem nessa área sempre levantam dúvidas em relação à consequências para SEO.

Quando a estilização com tags div e CSS chegou, muito foi explorado para SEO, inclusive muito foi utilizado para spam, como esconder texto com o estilo CSS hidden, ou o uso de texto e fundo em mesma cor.

Também a introdução do nofollow, que teve foco direto em SEO, foi bastante impactante.

Primeiro, com os esforços em técnicas como o Pagerank Sculpting ou Siloing; depois, com explicações maiores do Google sobre como o nofollow realmente funciona, mais mudanças para SEO.

Outras evoluções não direcionadas (exclusivamente) à SEO colocaram a preocupação nos resultados novamente. Assim foi com o HTML 5.

Ele trouxe novas tags, como a section, que do ponto de vista do HTML e estruturação de código valida o uso de várias tags h1 na mesma página, mas não necessariamente é o melhor para SEO.

Outra evolução estrutural relevante foi a entrada do AMP HTML. Este também introduziu um conjunto de tags específicas e, como um todo, ele é altamente relevante para SEO.

Em mudanças que permanecem longe dos holofotes, mas merecem atenção, vem a meta tag DNS prefetch. Essa meta tag tem um efeito sutil, mas bastante favorável para a experiência do usuário no site.

E neste conjunto de mudanças sutis e favoráveis é que se enquadra o valor noopener do atributo rel da tag de link, a tag <a>, que ganha a forma:

<a rel="noopener" href="...">link</a>

Como o atributo rel praticamente só é usado (e lembrado) por conta do nofollow, muitas vezes o noopener é confundido com o nofollow, mas estes 2 valores são bem diferentes e você aprende as diferenças e como o rel=”noopener” funciona neste vídeo exclusivo para Assinantes da Academia de Marketing Digital.

Clique, assine e assista o vídeo!


Assista Agora ou Assine a Academia!

Ajude a quem quer aprender, compartilhe:

Leave A Response

* Denotes Required Field