Você utiliza mais de uma ferramenta para analisar as métricas do seu site, campanhas e anúncios? Com certeza já se deparou com dados diferentes para um item aparentemente igual. 

Por exemplo, por vezes, o número de visualizações no Google Analytics não corresponde à quantidade de cliques mostrada no Google Search Console. 

Mas o que fazer nessa situação? Existe uma ferramenta que é mais confiável do que a outra? 

Neste artigo, você vai entender um pouco mais sobre a diferença das metodologias adotadas por cada meio. Boa leitura!

Como as diferentes ferramentas mensuram as métricas? 

Independente da ferramenta que você estiver utilizando para monitorar as métricas do seu negócio, a questão principal entre elas é a metodologia adotada para mensurar os dados. Por exemplo, não dá para comparar a quantidade de cliques com a de sessões no Google Analytics. 

Dessa forma, é preciso entender melhor como cada ferramenta funciona para não comparar métricas que não são comparáveis e conseguir uma análise de dados mais robusta. 

Saiba mais sobre a metodologia das ferramentas utilizadas para esse objetivo. 

 Google Analytics 

O Google Analytics é uma ferramenta de análise de dados online do Google, que coleta informações dos usuários a partir da instalação de um código nas páginas do site. 

Com isso, é possível acessar relatórios completos com dados: 

  • demográficos;
  • interesses gerais, como esporte ou culinária;
  • dados geográficos;
  • comportamento. 

No momento em que o seu cliente decide realizar uma compra, ela pode clicar em um link do Facebook, um anúncio do Google ou visitar o seu site diretamente. 

Dessa forma, o GA mostra apenas a última mídia que fez com que a conversão acontecesse. 

 Google Ads 

Quando um indivíduo realiza uma conversão, ele possivelmente percorre etapas como pesquisas e cliques até chegar ao estágio final. 

Por isso, além de mensurar os dados do último clique como o Google Analytics, o Google Ads permite que essa análise seja feita baseada em:

  • primeiro clique: interações que o cliente teve e que levaram até o seu site;
  • posição:primeiro e último clique;
  • redução de tempo: os cliques considerados são os que ocorrem no momento da conversão;
  • linear: todas as etapas até o momento da conversão;
  • em dados: considera-se o modo com o qual as pessoas pesquisaram o seu negócio no Google e decidiram se tornar clientes.

Facebook Ads 

Diferente das outras, o Facebook Ads contabiliza as conversões que tiveram a mediação da ferramenta para que acontecesse. Ou seja, são contabilizados apenas os usuários que passaram por um anúncio no Facebook, Instagram ou Audience Network. 

 Quais métricas devo analisar?

Como profissional, o ideal é analisar as métricas das diferentes ferramentas entendendo as suas peculiaridades. 

Assim você poderá  entender o percurso que o seu cliente faz até a conversão, bem como traçar metas e estratégias para aumentar o seu retorno. 

Quer contar com dados mais fiéis nas suas análises? Saiba mais sobre os filtros para Analytics e como ter mais qualidade e precisão nas métricas.

Ajude a levar para mais pessoas, compartilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published.