Conteúdo Aparece no Ranking Errado: O que fazer?

Conteúdo Certo no Ranking Errado

Conteúdo Aparece no Ranking Errado: O que fazer?

Como definir para qual palavra-chave um conteúdo deve aparecer?


Palavras-chave, Conteúdo e Rankings no Google

Desde que os backlinks passaram a ser usados massivamente para fazer spam e manipular os rankings no Google, as diretrizes e orientações do Google cada vez mais chamam o foco para conteúdo.

Links ainda são importantes para um bom posicionamento, porém, o Google vem tentando fazer com que o conteúdo se sobreponha. O discurso já é esse faz tempo, sempre incentivando o bom conteúdo.

Também, iniciativas e introduções de sistemas como o RankBrain tendem a valorizar o conteúdo um pouco mais, permitindo um pouco mais de liberdade entre palavra-chave (precisamente) e conceito.

Neste caso, a palavra-chave em si, é o próprio termo buscado mesmo. Já o conceito, é a ideia representada por aquela palavra chave.

É como buscar por “otimização de site” e receber um conteúdo sobre “SEO”. Embora as palavras sejam diferentes, o conceito é o mesmo.

Palavras e Conceitos

Com este tipo de movimento o Google tem como alvo, também, tirar a atenção dos links e colocá-la sobre o conteúdo. Tanto que conteúdo mais completos, mais ricos, mais elaborados, ganham visibilidade mais facilmente em termos concorridos.

Inclusive, em pesquisas muito concorridas, é quase obrigatório ter um alto volume de conteúdo para conseguir um espaço entre os 10 primeiros.

Nesta direção, passa a ser inevitável abranger em um conteúdo outros conceitos de borda, conceitos próximos, mas que não são o objetivo principal.

Por exemplo, sobre SEO, um conteúdo mais completo neste tema vai provavelmente contextualizar o marketing digital, canais de mídia, AdWords, redes sociais, técnicas, fatores e outros tópicos.

É essa expansão que pode provocar rankings indesejados ou, mais propriamente, inesperados. Afinal, depois de todo estudo e produção sobre SEO, você não espera, nem se preocupa, que este conteúdo esteja bem posicionado para Facebook, ou AdWords, ou qualquer outro tema, que não seja SEO.

Conteúdo “Certo” no Ranking “Errado”

Em casos assim, pode acontecer de uma página muito completa sobre uma palavra-chave muito concorrida não conseguir chegar nos 10 primeiros em vista de toda a competitividade.

Por outro lado, ela pode acabar entrando em resultados de busca menos interessantes para o tema principal, e até desinteressantes.

O que fazer quando a página certa vai parar no ranking errado? Descubra neste vídeo exclusivo para assinantes da Academia de Marketing Digital. Clique, assine e assista!


Assista Agora ou Assine a Academia!

Ajude a quem quer aprender, compartilhe:

Leave A Response

* Denotes Required Field