ferramenta gratuita para pesquisa de palavras-chave no adwords

Ferramenta Gratuita para Pesquisa de Palavras-chave no AdWords

ferramenta gratuita para pesquisa de palavras-chave no adwords

Descubra como pesquisar palavras-chave obtendo sugestões e métricas do AdWords, sem bloqueio de volume de visitas.


Pesquisa de Termos e Conteúdo

Desde os primórdios de desenvolvimento de SEO até os dias de hoje, 1 ação é fundamental e decisiva para o sucesso com o tráfego orgânico: A pesquisa de palavras-chave.

Pesquisa de Palavras-chave

O objetivo principal dessa pesquisa é descobrir como as pessoas buscam no Google, quais palavras e frases elas utilizam. De posse dessa lista, você sabe em quais resultados o seu site precisa aparecer para ser encontrado por essas pessoas.

Essa lista de palavras vai revelar ideias em geral sobre como apresentar a comunicação e conteúdo para esse consumidor. Quais são as dúvidas que eles tem, que tipo de informação eles se procuram, qual é o ponto de partida que desperta o interesse.

Seja qual for o nicho, produto ou serviço, um comprador de primeira viagem certamente vai começar com buscas mais básicas, enquanto aprende mais sobre a questão que quer resolver e quais opções existem.

Será necessário comprar/contratar? É caro? É possível resolver por conta-própria de forma gratuita?

Todas essas questões são relevantes para serem abordadas no conteúdo do site e guiar esse iniciante a se tornar um consumidor fidelizado.

Um comprador que já passou por esse processo, será mais objetivo em uma busca para uma nova compra ou contratação, buscando diretamente opções, preços, comparativos entre as alternativas existentes.

Igualmente, essas questões também são relevantes e apresentando conteúdo relacionado a cada uma, o site coloca mais e mais portas de entrada para novos compradores e compradores recorrentes.

Esse conceito todo faz muito sentido:

  1. Descobrir o interesse das pessoas no segmento;
  2. Publicar o conteúdo que esclarece, atrai e informa;
  3. Estar posicionado no Google para a descoberta e para a compra.

A grande questão é: como descobrir o que as pessoas pesquisam no Google?

E mais do que isso, com que frequência, quantas vezes elas buscam, para que se possa ter uma medida de priorização.

Não vale muito ter a primeira posição para uma pesquisa que acontece 2 ou 3 vezes por semana. Provavelmente, vale mais ter a quinta posição para um termo buscado 20, 30, 50 vezes por dia.

Claro que outros elementos precisam ser poderados, como a conversão dessas visitas. De toda forma, o volume de busca é um ponto importante a se considerar.

A Queda do Planejador do AdWords

Por muito tempo, a ferramenta preferida foi o Planejador de Palavras-chave do AdWords. A ferramenta, que é gratuita, recentemente foi mudada em relação à apresentação das informações.

Enquanto a sugestão de termos relacionados ainda segue muito bem, a métrica da média mensal de volume de busca mudou.

Anteriormente, já era necessário certo cuidado com as informações sobre o volume de busca das palavras-chave sugeridas, porém era um número interessante para se usar.

Após as mudanças, o volume de busca informado para quem pesquisa, mas não tem campanhas no AdWords, está sendo informado dentro de uma faixa que pode ser bem ampla e prejudica a priorização de suas ações.

Anteriormente, o número simples era informado, algo como 4.400 buscas por mês em média para o termo “marketing digital,” por exemplo.

Hoje em dia, para quem não tem as campanhas no AdWords, o valor informado para o volume de busca é uma faixa, nesse caso, de 1.000 a 10.000 buscas por mês em média.

É “aproveitável,” mas atrapalha a priorização de ações quando você imagina que nesta faixa moram os termos com 1.100 buscas por mês, tanto quanto os termos com 8 ou 9 mil buscas.

É uma diferença muito grande para estar na mesma faixa. Perde-se o poder de priorização.

E à medida em que o volume de busca aumenta, a faixa apresentada pelo AdWords fica ainda maior, sempre piorando a qualidade da informação para priorizar e organizar os próximos passos em SEO.

Ferramentas para Pesquisa

Ao passo que várias ferramentas pagas oferecem a pesquisa de palavras-chave, poucas ferramentas gratuitas sobrevivem e uma delas está apresentada neste vídeo exclusivo para Assinantes da Academia de Marketing Digital.

Clique, assista e descubra como fazer a pesquisa de palavras-chave gratuitamente como se fosse com o planejador do AdWords.


Assista Agora ou Assine a Academia!

Ajude a quem quer aprender, compartilhe:

Leave A Response

* Denotes Required Field