Análise Avançada de Usabilidade do Site

Em um site, a Usabilidade se refere a quão fácil (boa usabilidade) ou difícil (usabilidade ruim) é navegar pelo site para “completar tarefas.”

No caso, completar tarefas se relaciona com as ações que se espera que um usuário realize no site, como envio de formulário, compra, clique em botões, links, vídeos ou qualquer outro tipo.

Essas ações, muito provavelmente, são uma representação de conversão no site, seja macro ou micro-conversão.

Nem sempre o único caminho para aumentar conversões fica em conseguir mais visitas. Uma alternativa poderosa fica justamente na análise de usabilidade, de forma a identificar pontos de melhoria da navegação e uso do site.

Consequentemente, a criação de páginas otimizadas e eficientes nasce a partir daí também, com a definição de um padrão de qualidade para as páginas usadas no site.

Na Academia de Marketing Digital, eu destaco os pontos relevantes no vídeo: Criando Páginas Eficientes.

Enquanto esse vídeo abrange páginas de conversão em geral, eu também coloquei em outro vídeo os pontos principais para otimizar o checkout de um ecommerce e obter um aproveitamento maior no vídeo Elementos e Ações Para um Checkout de Alta Conversão.

Ao passo que alguns pontos ficam específicos para o checkout de um e-commerce, outros valem para checkout de “não e-commerce” (como o Mestre Academy, por exemplo, que tem um checkout, mas não é um e-commerce no sentido tradicional).

Independente disso, cada pessoa têm uma certa tolerância em diferentes momentos para o quanto querem se esforçar para completar uma tal tarefa em um site.

Se a navegação ficar difícil, lenta, dando voltas, ou se faltar clareza na oferta, na comunicação, a conversão pode acabar não acontecendo.

Nesse caso, a falha não tem a ver com a qualidade da aquisição de visitas, mas sim com a qualidade de recepção do visitante e comunicação com ele quando ele chega ao site.

Entra a Análise de Usabilidade

Entender como as pessoas usam uma determinada página no site (ou sequência de páginas, como em um processo de compra em loja virtual), é fundamental para conseguir desenvolver a otimização de conversões e de engajamento para ele.

Mais do que simplesmente acompanhar a métrica taxa de conversão, ou a taxa de rejeição, você pode ganhar muito mais insights e prover melhorias mais inteligentes vendo, literalmente, como as pessoas usam uma página no site.

Esse é o papel da análise de uso do site.

Descobrir onde as pessoas clicam, se clicam, qual parte da página passam mais tempo, tudo isso indica qual o ponto de maior interesse (ou quais pontos) e que são àqueles que você pode dar mais destaque, prover mais informação a respeito ou até remover, por estar causando confusão.

A Hotjar é uma ferramenta excelente para você descobrir tudo isso e ainda conseguir coletar feedback sobre as páginas do seu site diretamente com os usuários nela.

Veja exatamente como tirar o melhor da ferramenta na Academia, no vídeo: Ferramenta para Análise de Uso e Feedback de Visitante.

Se ainda não é assinante, aproveite agora, conheça e assine a Academia de Marketing Digital.

Ajude a levar para mais pessoas, compartilhe:

Leave a Reply

Your email address will not be published.