Publieditorial, parceria para link building funciona?

Publieditorial, parceria e link building: Essa combinação funciona?

Publieditorial, parceria para link building funciona?

Usar publieditorial para conseguir links e ganhar rankings no Google. Funciona ou provoca penalização do site?


Link Building e SEO

Sim, links ainda são de grande importância para os algoritmos do Google. Embora o conteúdo esteja ganhando mais força e mais atenção, os links ainda fazem diferença para os rankings.

Diferenças positivas e negativas.

Link Building Positivo

De acordo com a expectativa do Google, os links positivos, que podem ajudar o posicionamento de um site nos resultados de busca, são os links naturais, ou mais precisamente, links que surgem naturalmente.

Esses links são os links espontâneos que os mais diversos sites e blogs usam em seus conteúdos. Geralmente, eles aparecem quando sites e empresas oferecem motivo.

Por exemplo, o lançamento de um novo produto ou serviço, o lançamento de uma nova promoção, o surgimento de um novo negócio desruptivo, que automaticamente provocam notícias, debates, análises e outros tipos de conteúdo.

Consequentemente, esses novos conteúdos acabam levando links que apontam o motivo inspirador do conteúdo, ou seja, o site que trouxe a diferença (produto, serviço etc.)

Nem só em caso de novidades assim podem surgir links naturais. Outros tipos de conteúdo podem atrair o interesse dos sites de conteúdo e informação.

Listas de recomendações, conteúdos técnicos ou pesquisas, dados estatísticos, conteúdo em geral que possa servir de base novos conteúdos também podem receber links naturais com frequência.

Haja visto o caso da Wikipedia, que tem milhares de backlinks para suas páginas simplesmente por prover muita informação, em muitos casos, de qualidade.

Link Building Negativo

Conforme as diretrizes de qualidade do Google, a execução de estratégias de link building feita de forma errada pode causar a penalização de um site, resultado no efeito contrário, a perda de posicionamento nos resultados de busca.

O Google denomina essas ações como esquemas de links e isso engloba diversas maneiras de um site receber links, sem que seja de forma natural, de forma espontânea.

Entre os esquemas mais comuns ficam a compra de links e a troca de links.

A questão é que o Google tenta utilizar os links como um parâmetro para medir a qualidade de um conteúdo. Se espontaneamente ele recebe links, ou seja, ele é naturalmente indicado por diversos sites, então este deve ser um ótimo conteúdo e deve ter um bom posicionamento em buscas relacionadas.

Assim, se os links comprados ou trocados influenciarem os resultados de busca, as primeiras posições passariam a ser ocupadas por quem pode investir mais, ou se relacionar mais, produzir mais sites diferentes para, exclusivamente, trocar links.

E a linha fina? Publieditorial, parcerias ou outros?

Veja neste vídeo exclusivo para assinantes da Academia de Marketing Digital o detalhamento de uma ação de parceria de link building que vai provocar uma penalização, e como lidar com um publieditorial.

Clique, assine e assista!


Assista Agora ou Assine a Academia!

Ajude a quem quer aprender, compartilhe:

Leave A Response

* Denotes Required Field