Você está aqui: Mestre Academy / Blog / Tags e SEO: Por que elas podem prejudicar o seu site? Como fazer para ajudar nos rankings

SEO: Usar nuvem de tags prejudica rankings no Google?

Tags e SEO: Por que elas podem prejudicar o seu site? Como fazer para ajudar nos rankings

Aprenda por que o uso de tags pode prejudicar os rankings de um site, e como você deve usá-las para ganhar mais visitas!

Ainda não é Assinante?

Já sou assinante!

Nuvem de Tags x SEO

Elaborar sobre a nuvem de tags em SEO, obviamente é falar sobre o uso de links. Para isso, é importante ter uma visão clara do status desse recurso para a otimização de sites.

Enquanto o desenvolvimento de Link Building, o ganho de links de outros sites, pode ter ficado mais difícil ao longo do tempo, o link em si continua sendo de bastante valor.

Um ponto importante que muitas vezes passa em branco é que o link interno, ou seja, link de uma página do seu site para outra página do seu site. Ele também tem valor.

Claro, não é o mesmo que links externos, de onde é possível aumentar a autoridade do site, mas o uso de links internos favorece a distribuição da relevância já conquistada internamente e, no contexto geral, vai ajudar com os rankings no Google.

Entre as diversas formas de se trabalhar esta ação, está a nuvem de tags.

Nuvem de Tags

O ambiente mais comum para se aplicar a nuvem de tags é um blog.

O WordPress, por exemplo, oferece este recurso de “marcar tags” em posts com o intuito de promover o agrupamento de posts similares nas páginas de tags.

Em um post, por consequência, as pessoas vão encontrar links para as tags e se quiserem mais conteúdos daquele assunto, basta clicar e visualizar a página da tag.

Como cada tag pode representar um tópico de interesse, nada mais óbvio do que determinar um espaço no layout do site para listar as tags, criando então a nuvem de tags.

Até aí, conceitualmente vai tudo muito bem.

Você cria páginas de temas (tags) que vão listar as páginas com conteúdos relacionados ao tema e disponibiliza links para os temas (nuvem de tags).

Um grande sistema de links internos está prontamente criado e vai funcionar automaticamente, exponencialmente.

Esse sistema não se restringe à blogs, porém. Ecommerces, sites de classificados e outros modelos também aplicam esse conceito, muitas vezes levando os usuários para páginas que resultados de busca pela tag.

Como tudo que entra na automatização tem forte chance de criar problemas para SEO e para os rankings no Google, a nuvem de tags, ou qualquer outro sistema de links internos automáticos, precisa ser análisada com cautela.

Quando você aprende SEO e entende o conceito e funcionamento do Crawl Budget, rapidamente percebe que esse sistema todo de links e páginas e mais páginas pode se transformar em um problema.

Afinal, Nuvem de Tags Ajuda ou Atrapalha em SEO?

Sim, o uso de tags em posts de blog, ou mesmo produtos de um ecommerce, pode ser prejudicial para um site e poderia até levar o Google a penalizar esse site.

Por outro lado, também é possível planejar esse conceito de forma que ele se transforme em uma força para SEO.

Nesse vídeo para assinantes da Academia de Marketing Digital você vai aprender por que essas tags em nuvem podem prejudicar os rankings de um site no Google e, mais importante, vai aprender a fazer o bom uso das tags para conquistar mais visitas dos resultados de busca.

Clique, assine, assista e não deixe as tags atrapalharem seus rankings no Google.

Ainda não é Assinante?

Já sou assinante!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *