Você está aqui: Mestre Academy / Blog / Rich Snippets: Como Obter Mais Visitas no Mesmo Ranking

Google Rich Snippets

Rich Snippets: Como Obter Mais Visitas no Mesmo Ranking

Subir nos rankings está difícil? As rich snippets podem te ajudar a ter mais visitas, mesmo sem subir no posicionamento. Veja como fazer.

Ainda não é Assinante?

Já sou assinante!

Rich Snippets

Provavelmente você já viu rich snippets nos resultados do Google, mesmo sem saber que esse era o nome. Ao estudar e aprender SEO, certamente você se depara com as rich snippets e os dados estruturados.

Diferente de uma snippet tradicional, que conta com título, url e uma descrição, a rich snippet é (naturalmente) enriquecida com alegorias que deixam o resultado mais completo, ou até mudam a sua apresentação.

Essas alegorias podem ser as estrelas de classificação, preço, imagem, tópicos extras (quando o site tem o modelo de fórum), perguntas frequentes e vários outros. Por exemplo:

Google Rich Snippet

O primeiro resultado na imagem é uma rich snippet, diferente do segundo resultado, que é uma snippet (mais) tradicional do resultado de busca.

A primeira, conta com uma imagem e tem um breadcrumb apresentado, em vez de ter a URL. A segunda, embora tenha o breadcrumb, ele praticamente passa desapercebido, parece que o Google apenas escolheu trocar a tradicional “/” (barra) pelo símbolo “>” (maior que) ao apresentar a URL.

Por que rich snippets são relevantes?

Memso no caso acima, no qual existe apenas uma pequena diferença visual, as rich snippets podem ficar bem chamativas e até passam a ocupar mais espaço na página (em altura, pixels), o que faz com que o resultado salte aos olhos.

Por consequência, ter o resultado do seu site sendo exibido no formato enriquecido pode automaticamente trazer mais cliques e visitas, mesmo que ele não esteja na primeira posição.

Como efeito indireto e com mais tempo de presença da rich snippet, essa atração de cliques (desviando de outros resultados na busca) pode até provocar a mudança de ranking, já que as pessoas mostram mais interesse nesse resultado enriquecido.

Como fazer o Google exibir rich snippets?

A resposta está no uso da marcação de dados estruturados, como descrito no site schema.org.

Isso significa que, conforme seja o conteúdo do seu site, você deve adicionar códigos extras para informar ao Google exatamente essas informações extras que ele pode usar para criar a rich snippet para o seu site.

No site do schema você vai ver que existem dezenas de opções, conforme citei antes: receitas, eventos, fórum, reviews, vídeos e vários outros.

Basta escolher àquela que se aplica ao conteúdo do seu site, ou até mesmo ligar a criatividade e começar a produzir conteúdos que favoreçam o uso das marcações nas páginas.

Se HTML não é o seu forte, na Academia de Marketing Digital eu mostro como usar o Google Tag Manager para inserir essas marcações no site. Fica bem mais fácil.

Se você ainda não usa essa ferramenta, a Academia tem também os primeiros passos para começar no Tag Manager, e o curso de Analytics tem o guia completo para usar o Tag Manager e o Google Analytics em conjunto.

Seja como for, escolha o seu caminho, clique, comece a aplicar a marcação estruturada e conquiste mais visitas do Google, sem precisar subir o posicionamento.

Ainda não é Assinante?

Já sou assinante!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *