Você está aqui: Mestre Academy / Blog / Métricas precisas: Filtro de tráfego para Email no Google Analytics

Filtro de Email para o Google Analytics

Métricas precisas: Filtro de tráfego para Email no Google Analytics

Para conseguir métricas mais precisas no Analytics, você precisa corrigir a classificação de tráfego de webmail com esse filtro.

Ainda não é Assinante?

Já sou assinante!

Filtro para corrigir tráfego: Email

Depois de começar a monitorar o site e aprender a analisar os relatórios do Google Analytics, você vai perceber as diferenças entre os relatórios de fontes de tráfego e algo vai chamar a sua atenção.

Talvez você já tenha visto e deixou passar: no relatório de tráfego de referência no Analytics (Aquisição > Todo Tráfego > Referências ou Acquisition > All Traffic > Referrals) você pode encontrar listados alguns serviços de email (webmail) como o Outlook ou o Google.

O Outlook, por exemplo, pode aparecer como a referência outlook.live.com e, tratando-se de um serviço de email, o relatório de referências não é o melhor lugar para ele.

Ele deveria ficar junto do tráfego de email em geral, com as visitas de links com o utm_medium=email de suas campanhas de email e inbound marketing.

Estando mal posicionado, toda a performance das visitas desse webmail vai influenciar a visão geral sobre o tráfego de referência, que deveria ser apenas sobre tráfego de outros sites realmente (blogs, fórums, sites de conteúdo, notícias e afins).

Esse tráfego de webmail nas referências pode surgir por falta de UTMs nos links compartilhados por email, ou simplesmente porque as pessoas estão trocando email e enviando links do seu site para os seus contatos e, naturalmente, eles não se preocupam em usar os parâmetros UTM.

Este é mais um exemplo de caso de uso para o recurso de filtros no Analytics e tal como você precisa do filtro para reposicionar o tráfego de redes sociais, você também precisa usar o filtro para reposicionar o tráfego de serviços de webmail para obter métricas mais precisas sobre o tráfego de referência e sobre o próprio tráfego de email em geral (com UTM nos links, ou sem).

Assista o passo-a-passo para criar o filtro e corrigir o tráfego de email neste vídeo exclusivo para Assinantes da Academia de Marketing Digital. Confira! Não deixe o tráfego jogar contra sua análise!

Ainda não é Assinante?

Já sou assinante!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *